Artigo estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE ASPECTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE VESTUÁRIO EM COLATINA - ES.

Lucas Alonso; Raphael Duarte; Thamara Cassiano; Vitor Bolzan4.

(1) Acadêmico em Engenharia de Produção, Associação Atlética Acadêmica de Engenharias XVIII de Março, UTFPR, Campus Medianeira. (2) Acadêmico em Engenharia de Produção. (3) Acadêmicaem Engenharia de Produção, Técnica em Administração, Diretório Acadêmico, UTFPR, Campus Medianeira. (4) Acadêmico em Engenharia de Produção.

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi analisar as condições de saúde e trabalho no interior de uma indústria do vestuário da cidade de Colatina - ES. Foram analisados aspectos qualitativos e quantitativos referente à saúde e segurança no trabalho dostrabalhadores, havendo um levantamento estatístico dos elementos intrínsecos e extrínsecos que favorecem a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, além da analise de um conjunto de medidas e dados que fazem referencias ao ambiente de trabalho, a integridade física dos colaboradores e a capacidade de trabalho do trabalhador. Analisando estatisticamente as informações e dados coletados durante apesquisa observamos que as condições de saúde e trabalho no interior da indústria em geral, são satisfatórias.

PALAVRAS-CHAVE: Vestuário; Segurança e Saúde no trabalho; Ambiente de trabalho.

ABSTRACT: The objective of this study was to analyze the health and work within a garment industry at city Colatina - ES. We analyzed qualitative and quantitative aspects relating to health and safety atwork of employees, and there are a statistical summary of intrinsic and extrinsic factors that favor the occurrence of accidents and occupational diseases, in addition to the analysis of a set of measures and data that make references to the environment work, the physical integrity of employees and work capacity of the worker. Statistically analyzing the data and information collected during thesurvey we observed that health and work conditions within the industry in general, are satisfactory.

KEYWORDS: Clothing, Safety and Health at Work; Desktop.
1. INTRODUÇÃO

A segurança do trabalho tem como objetivo estudar, orientar e analisar os riscos existentes no local de trabalho, assim como os riscos de execução através de seus trabalhadores que formam uma equipe.
A Saúde doTrabalhador é hoje uma importante área da Saúde Pública que tem como objetivo o estudo, a promoção e a proteção à saúde dos trabalhadores. A saúde dos trabalhadores só é compreendida quando são considerados todos os aspectos que condicionam as vidas destas pessoas, sejam sociais, tecnológicos, organizacionais e os fatores de riscos ocupacionais presentes no processo de produção.
Por outro lado, a Saúdedo Trabalhador precisa, cada vez mais, de progredir em suas bases científicas, para desvendar como ocorrem nos grupos de trabalhadores, os processos biológicos, psicológicos e sociais de desgaste e o surgimento das doenças.
É então, neste contexto que se propôs a realização deste estudo a fim de analisar a relação entre o ambiente de trabalho e as condições de saúde e segurança dostrabalhadores da indústria do vestuário do município de Colatina, ES. Desta maneira, acredita-se que, identificando e conhecendo melhor os principais fatores causadores de doenças ocupacionais, pode-se criar um programa de prevenção efetivo que permita incrementar a saúde e a qualidade de vida de trabalhadores envolvidos no setor de produção da indústria do vestuário.2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Dentre os segmentos econômicos compostos por pequenas e médias empresas, o setor da indústria do vestuário é um dos que mais empregam mão de obra no Espírito Santo e no Brasil, sendo, segundo o Serviço Social da Indústria – SESI, responsável por 60% dos empregos na cadeia produtiva de têxteis e confecções (SESI, 2003). Segundo informações da Relação Anual...
tracking img