Artigo - enegep - medidas de desempenho para avaliação da logística reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Medidas de Desempenho para Avaliação da Logística Reversa




Introdução

Grande parte das empresas, em especial as de médio e grande porte, provê contínuas melhorias em seus processos produtivos e alocam esforços nas áreas/setores de marketing, P&D (pesquisa e desenvolvimento) e TI (tecnologias de informação) para garantir a qualificação necessária para atuar em um mercado específico.A concorrência estimula as empresas a buscarem meios inovadores para atrair novos clientes bem como fidelizar sua parcela de mercado. Um diferencial competitivo pode ser a chave para se conseguir o referencial mercadológico tão almejado.

Nesse contexto, em que a empresa precisa se manter competitiva no mercado e ainda aumentar a sua eficiência produtiva, surge a logística reversa como umaferramenta empresarial que tem como intuito “[...]promover a valorização dos bens recuperados com redução de custos, permitir ganhos por diferenciação de imagem corporativa e atendimento às questões ambientais impostas pela legislação ou pelo próprio mercado consumidor.” (CHAVES, 2009, p.16).

Prahinski e Kocabasoglu (2006) afirmam que vários fatores, conjuntamente, fizeram com que aumentasse aimportância de estudos sobre este tema, tais como a elevada taxa de retorno de produtos em alguns setores industriais, as oportunidades geradas por mercados de revenda de produtos já utilizados (secondary market), aumento da pressão advinda dos mecanismos legais, a limitação e aumento do preço de aterros sanitários, dentre outros.

Outros estudos feitos por Pollock (2010), evidenciam que das 160empresas entrevistadas, 87% indicam que o gerenciamento efetivo do serviço da cadeia de suprimentos reverso foi extremamente ou muito importante para suas operações organizacionais e performance financeira (crescimento de 74 % em 2008 contra 61 % em 2007). Apesar destes dados apontarem para um aumento da importância da logística reversa nas empresas, faltam informações que dêem suporte à tomada dedecisões, o que dificulta a visualização das vantagens inerentes ao uso da logística reversa.

Tendo em vista a necessidade de ferramentas que possam, de alguma forma, medir o desempenho da atividade que gerencia o retorno dos produtos para o cliente, a questão de pesquisa que orienta este trabalho é: quais são as medidas de desempenho utilizadas na avaliação da logística reversa? Para garantir asvantagens competitivas propiciadas pela logística reversa, a identificação de medidas de desempenho logístico é essencial às empresas. Devido à relevância da logística, o controle do seu desempenho é uma forma de garantir as vantagens competitivas propiciadas pela atividade.

Este estudo apresenta-se como uma oportunidade e um desafio para empresas aumentarem seu potencial competitivo. Ametodologia empregada será uma pesquisa teórica, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Através do levantamento de dados e informações referentes à logística direta e à reversa, os processos que norteiam essas atividades serão conhecidos, analisados e descritos. Posteriormente, será dada ênfase, as medidas de desempenho para avaliação da logística reversa. Estas serão apresentadas e discutidas alinhadasàs suas dimensões: serviço ao cliente, custos e gestão dos ativos.


Revisão


1 Definição e escopo da Logística Reversa

Do ponto de vista logístico, a vida de um produto não termina mediante a entrega de um bem a um cliente (LACERDA, 2003). Produtos obsoletos, que possuam alguma avaria ou necessitem de reparos, devem retornar por um canal reverso de distribuição para que possam serreaproveitados, reparados ou adequadamente descartados. Dessa maneira, “... o fluxo de materiais ao longo dos canais de suprimento deixa de ser unidirecional (fornecedores → clientes) para se tornar bidirecional (fornecedores ↔ clientes)” (CHAVES; BATALHA, 2006).

Para esta nova forma de lidar com produtos que passam por um processo logístico direto e que retornam de alguma forma ao mercado por...
tracking img