Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

O estudo de caso do projeto de logística reversa: reutilização de embalagens do tipo big bag

Paulo Daniel Pessoa (FAGEN/UFU) pd.pessoa@hotmail.com Claúdio Luis Miotto (FAGEN/UFU) miotto@ufu.br

Resumo Estudo de caso sobre o projeto de logística reversa desenvolvido para o reaproveitamento das embalagens de big bag. O objetivoé avaliar se, por meio da logística reversa, torna-se possível alcançar a redução dos custos e, também, contribuir para minimizar a degradação ambiental. Dentro desta ótica, o estudo faz uma descrição sobre a reutilização dessas embalagens e a economia que a empresa obteve com a logística reversa no ano 2004. Palavras-chave: Logística reversa; Redução dos custos; Sustentabilidade.

1. IntroduçãoA logística vem despertando um interesse crescente nas organizações empresariais e nas pesquisas científicas, uma vez que torna possível melhorar o desempenho e a competitividade da organização. Dentro desta ótica, a logística reversa e o estudo dos canais de distribuição reverso, segundo Leite (2003), se destacam como uma nova área de estudo da logística empresarial que planeja, opera econtrola o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros. Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise sobre a logística reversa, com enfoquepara a redução dos custos com embalagens e benefícios para o meio-ambiente. Isso porque percebese que existe um escasso referencial bibliográfico acerca do tema, o que dificulta a obtenção de informações e uma visão mais abrangente e didática sobre este assunto. No Brasil, o problema é ainda mais grave, uma vez que somente agora os pesquisadores estão voltando os olhos para essa questão, conformeafirma Leite (2003). Portanto, a escolha do tema se justifica pela necessidade de pesquisas nesta área. Para a realização desta pesquisa foram utilizados três procedimentos metodológicos: a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva e a explicativa. Essas se realizaram através de uma pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados: livros, artigos e textos disponibilizados naInternet e um estudo de caso que permitiu a obtenção e posterior análise dos dados necessários para a discussão da logística reversa mediante o levantamento de documentos, relatórios e planilhas de custos.

ENEGEP 2006

ABEPRO

1

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

O trabalho foi dividido em quatro capítulos sendo que o primeiro faz uma abordagem sobre o temaproposto caracterizando os objetivos a serem alcançados e a justificativa para a escolha do tema e também os recursos metodológicos, o segundo apresenta uma análise, a luz de referencial teórico, da logística reversa no sentido de apreender quais são seus objetivos e identificar as oportunidades, o terceiro faz uma abordagem geral sobre a organização e discute sobre a logística reversa destaorganização e o quarto faz as conclusões sobre o estudo. 2. REFERENCIAL TEÓRICO Neste capítulo são abordados o conceito da logística, a importância de sua utilização nas empresas, com enfoque na logística reversa sua finalidade e objetivos. 2.1 Logística empresarial A logística exerce um papel relevante para as organizações empresariais, pois, através dela é possível promover melhorias em todas as etapas doprocesso produtivo das empresas. Em termos macroeconômicos a logística é a responsável pelo fluxo físico dos materiais no setor industrial, passando pelos diversos elos dos canais de distribuição (BOWERSOX; CLOSS, 2001). Nas empresas o termo é utilizado para descrever as atividades relacionadas com os fluxos de entrada de materiais e de saída de produtos e tende a ganhar uma visão integrada...
tracking img