Artigo de psicologia da inteligencia segundo piaget e vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGENCIA E A EDUCAÇÃO [1]

M. F. TEIXEIRA[2]

S. V. DE MORAIS3I. S. DA SILVA4

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar considerações sobre o desenvolvimento da inteligência e o papel da educação, relacionando as concepções de Jean Piaget e Lev S. Vigotski acerca deste assunto, considerando as semelhanças e diferenças em suas teorias. O presente estudoutilizou- se do método de pesquisa bibliográfica e através do mesmo espera –se contribuir para uma pratica pedagógica ainda mais aprimorada. Por meio das discussões realizadas neste trabalho, chegou- se a idéia de que não há um modelo ideal à prática pedagógica, sendo possível atuar na educação considerando o contexto social em que tanto o educador, enquanto mediador, quanto o educando estãoinseridos. Tendo em vista que o desenvolvimento da inteligência não se limita ao ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Inteligência; Educação; Desenvolvimento da inteligência, Piaget, Vigotsky.

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem, como objetivo verificar, as concepções de Jean Piaget e Lev Vigotsky sobre o tema inteligência, comparando e analisando a perspectiva de ambos. Procuraremos demonstraros diferentes enfoques dados por esses autores quando descrevem sobre a capacidade intelectual da criança.
Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vigotsky defende o ambiente social, Piaget acredita que os fatores internos preponderam os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vigotsky da ênfase
ao ambiente social em que acriança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente o desenvolvimento também irá variar.
Apresentaremos um breve relato sobre as contribuições de Piaget e Vigotsky na Educação; a formação pedagógica e a postura do professor. Através destas discussões , procuraremos discutir dentro do contexto de suas diferentes teorias as suas contribuições para a prática pedagógica de forma que sejamsempre repensadas e debatidas.

INTELIGÊNCIA EM PIAGET

O desenvolvimento intelectual segundo Piaget acontece através da adaptação do individuo ao mundo que o rodeia, e o mesmo não pode ser separado do funcionamento total do organismo, o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico.
A inteligência esta relacionada a adaptação de um individuo asituações novas e a complexidade desta interação do individuo com o meio, quanto mais complexa esta interação, mais inteligente será o individuo. Trata-se de uma equilibração, ou seja ,o movimento de equilíbrio entre a assimilação, processo em que o individuo transforma o meio para satisfação de suas necessidades, e a acomodação que é a reestruturação dos esquemas de assimilação, o novo conhecimento . Aconstrução da inteligência acontece por etapas sucessivas, onde uma etapa é resultante de outra anterior, não existe um novo conhecimento sem um conhecimento anterior. Piaget descreve o desenvolvimento em quatro estágios. O Sensório motor (0 – 2 anos) a inteligência trabalha através das percepções e das ações através do próprio corpo. O período Pré - Operatório (2- 4 anos) estagio dainteligência simbólica, período da fantasia e do faz de conta, surge na criança a capacidade de substituir um objeto por uma representação. O período Operatório concreto (4 – 7 anos) a idade dos porquês, tudo deve ter uma explicação. O Operatório Concreto (7 – 11 anos), a criança começa a realizar ações mentalmente e não mais apenas através das ações físicas como no período sensório motor. Operatório...
tracking img