Conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

INTRODUÇÃO

Todos os dias as empresas se defrontam com um cenário ameaçador: a escalada da competição. Essa dura realidade tem provocado diversas reações dentro das empresas.
As pessoas são peças centrais nesse processo, desta maneira, estão sendo cada vez mais exigidas e sentem-se justificadas a optarem por um relacionamento competitivo, contribuindo assim paraum clima de permanente conflito dentro das organizações.
Embora os conflitos sejam inevitáveis nos relacionamentos humanos, podemos diminuir sua incidência, minorar seus efeitos e resolvê-los sem perder amigos, desenvolvendo maturidade emocional e espiritual.



ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

DEFINIÇÃO

Várias pesquisas apresentam o conflito como o desacordo que conduz a uma luta depoder. O conflito se instala quando há divergência de idéias, quando o papel por desempenhar choca-se com os princípios de outras pessoas.
A trajetória de um grupo pode ser entendida como uma contínua sucessão de conflitos, pois nenhum grupo está livre deles. Nota-se, contudo, uma tendência a atribuir conotação negativa ao conflito, relacionando-o a combate, briga, violência, guerra, destruição. Oconflito, em si, não é danoso nem patológico. É uma constante da dinâmica interpessoal, reveladora do nível energético do sistema. Suas conseqüências poderão ser positivas ou negativas, construtivas ou destrutivas, em decorrência do grau de aprofundamento e intensidade, de duração, do contexto, da oportunidade e do modo como ele é enfrentado e administrado.
O conflito possui numerosas funçõespositivas. Rompe o equilíbrio da rotina, mobiliza energia latente do sistema, desafia acomodação de idéias e posições, desvenda problemas escondidos, aguça a percepção e o raciocínio, excita a imaginação e estimula a criatividade.

SABEMOS LIDAR COM OS CONFLITOS?

Cada ser humano é único. Único por sua história de vida, percepção do mundo, educação familiar e desenvolvimento do autoconhecimento eesforço pessoal para aprimorar-se.

Concentrando-nos nas relações interpessoais, os conflitos certamente são gerados por idéias, interesses, princípios divergentes ou má compreensão do outro. Todavia o conflito não é um mal em si, o mal é não saber lidar positivamente com ele. A prova da maturidade emocional e espiritual está em resolver conflitos.

É fundamental identificar a origem doconflito, os envolvidos e a partir deste diagnóstico buscar a solução.

Após testar nossa maturidade em relação aos conflitos, a meta é ser melhor a cada dia.

Há muitas maneiras de lidar com os inevitáveis conflitos, desde a simples negação até a resolução adequada. O primeiro passo consiste em admitir que existe um conflito e que é preciso enfrentá-lo.O reconhecimento da existência do conflito predispõe as pessoas a agirem e buscarem soluções.

FORMAS DE LIDAR COM O CONFLITO

• Evitar – Procura-se um distanciamento do problema e uma posição neutra com relação a ele, fugindo-se ou até adiando-se a solução.

• Amaciar – Adesão à paz, evitando outras possíveis soluções. É o que na linguagem popular se trata como “colocar panosquentes”. Não se resolve o conflito.

• Impor – Controle do conflito pela força, situação caracterizada pela imposição, por autoridade-obediência, antagonismo e competição em que o mais importante é prevalecer a sua solução.

• Negociar – Busca de uma solução intermediária em que cada pessoa cede um pouco, chegando a um acordo.

• Integrar – Abordagem de resolução de problemas em que ossentimentos e idéias são expressos abertamente, trabalhando nas discordâncias para chegar a uma conclusão válida para todos. É caracterizado pela confrontação em que os oponentes chegam a um consenso, tornando-se colaboradores.
As formas de se lidar com o conflito também vão depender da fase em que ele se encontra, isto é, seu grau de extensão, intensidade e importância e suas conseqüências no grupo.
A...
tracking img