Artigo correio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Desde o início de suas atividades,os Correios vêm se aprimorando ao longo do tempo no intuito de acompanhar o avanço das práticas tanto nos processos,como na utilização dos recursos logísticos,tendo como diferencial competitivo,sua eficiente estrutura logística que proporciona uma cadeia de distribuição eficaz e eficientemente utilizada até pelos seus concorrentes.
Toda a sualogística está balizada na enorme composição de modais de transportes rodoviário,aéreo e aquaviário,transportando,armazenando e distribuindo seus mais variados serviços.
A região de Santos a qual engloba as cidades do litoral e Vale do Ribeira vem se desenvolvendo rapidamente,gerando atratividade para migração populacional de diversas regiões do país que buscam emprego,qualidade de vida e o sonho demorar ou ter domicílio na região e que,por outro lado,ocasiona também o crescimento desordenado de favelas,conglomerados e vilarejos sem a menor infra-estrutura que favoreça a prestação de serviço de correios.

Histórico de Correios no Brasil
As atividades de correios no Brasil nasceram já com o descobrimento. Em abril de 1500,Gaspar Lemos entregou ao Rei D.Manoel a carta escrita por Pero Vazde Caminha,escrivão-mor da esquadra de Cabral.
Foi então sinalizado a necessidade de criar linhas postais regulares,a exemplo daquelas operadas na Europa pelo italiano Amadeu Tasso,o primeiro empreendedor do setor postal que,em 1290,havia organizado um serviço de correios a cavalo.
A falta de infra-estrutura e o enorme território dificultaram a comunicação entre o governo central e as provínciasno início da colonização. A comunicação era precária,utilizando um sistema apoiado em embarcações que,transportavam correspondências entre localidades litorâneas e em mensageiros particulares que faziam o serviço no interior.
Com o intuíto de melhorar a prestação dos serviços postais D.Manoel outorgou o cargo de Correio-mor do Reino a Luiz Homem,em seis de novembro de 1520,ficando no cargo até1532,ano em que foi fundada a Vila de São Vicente em São Paulo.
O preço de serviços postais nessa época era ajustado entre o Correios-mor e os interessados e a correspondência vinda do exterior não podia ser entregue sem a intervenção do Correio-mor ao qual eram pagos dois reais de prata.
Pode-se verificar que o monopólio postal está inserido no serviço desde o início, quando o Império trouxepra si a responsabilidade gerir os serviços postais e não se tratava apenas de uma prerrogativa do Brasil,pois era comum entre a maioria das Administrações postais do mundo,justificada comumente por tratar-se de serviço que não podia faltar,sendo que a iniciativa privada dificilmente teria interesse em prestar sua totalidade.
Os serviços postais básicos são oferecidos a todos os cidadãos graçasao monopólio de correspondências que por fazer parte dos programas sociais do governo que atrela seus objetivos à estratégia dos Correios no Brasil. A iniciativa privada centraliza seus interesses somente aos serviços e as localidades que podem trazer retorno não se importando com o lado social. Atualmente existe uma grande pressão para quebra do monopólio postal (Barros Neto,2004).
Durante oimpério muitos passaram pelo cargo de Correio-mor como demonstrado a seguir:

Ao Correio-mor do Reino e das Cartas do Mar era conferido monopólio sobre todas as cartas que fossem e viessem de qualquer parte de fora de Portugal (ilhas,possessões,conquistas,etc) assim como as de outros países.
Além disso,ainda explorava linhas de correios terrestre na Capitania e correio marítimo entre osportos do Brasil.
A história das comunicações começa com as primeiras transmissões de sinais e com o transporte físico de mensagens. Sabemos que antigas civilizações ( a China, a Pérsia, o Egito,a Grécia,o império Romano,os Incas)tinham sistemas de transmissão de mensagens para os soberanos e de altos administradores públicos (Barros Neto,2004).
Na era do Brasil colônia as correspondências eram...
tracking img