Estudo de caso correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terceirização de Frotas: Estudo de caso Correios



Douglas Paes Leme Loureiro (Universidade Anhembi Morumbi) douglaspll@gmail.com
Thiago da Costa Simone (Universidade Anhembi Morumbi) thiagocosta_s@hotmail.com
Antonio Carlos Estender (Universidade Anhembi Morumbi) estender@uol.com.br

Resumo:
O presente artigo.....
Um resumo deve conter parte da introdução, objetivo, odesenvolvimento e o resultado final.

O resumo deve conter o objetivo pretendido, justificar a sua importância, inclua referencias, metodologia adotada, e os resultados obtidos.

Palavras chave: Correios, Frotas, Gestão, Terceirização e Estudo.





Outsourcing Fleet:Case Studies correios



Abstract





Key-words: correio, fleet, management, outsourcing and study.



1 Introdução

AECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ) é uma empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). É uma corporação de serviços postais distribuindo para o Brasil inteiro e para essa distribuição há toda uma logística por trás, uma parte é terceirizada, como na parte aéreae as pricipais linhas terrestre nacionais e regionais, mas para a distribuição final dos objetos postais aos seus detinatários, a ECT utiliza frota própria. Essa frota é composta por veículos leves, médios e motocicletas, por conta disso é entendido que para manter essa frota têm-se um elevado custo de aquisição, manutenção e depreciação dos bens. Seguindo esse contexto, quando se fala emrenovação de frota, há sempre um grande problema no que diz respeito a gastos, pois é necessário se desfazer da antiga a preços baixos, quando isso ocorre e abrir nova licitação para adquirir novos. E hoje a maioria das grandes companhias optam em contratar os serviços de terceirização de frotas, onde resolvem tudo isso, reduzem os custos e planejam a gestão da sua frota, preparando sua frota de acordo comsua necessidade e esse tipo de serviço seria a solução mais adequada para a ECT.
1.1 Problema

Por que Gerenciar a frota de veiculos de um orgão público como o ECT ? Independente de qual é o principal objetivo da organização, apenas com um bom planejamento e o controle necessário para ter uma logistica adequada e um controle nos gastos. A sistemática de manuntenção procura trazer o veículomais próximo possível das condições que apresentava quando novo e com o passar do tempo cada vez mais teria que ser feito esse tipo de prevenção. Pagamento de ipva, licenciamento e dpvat como também a depreciação do bem. Todo o trabalho que envolve a compra e também como desfazer de sua frota antiga.
Através disso iremos bucas se realmente é vantajoso tercerizar a frota dos correios sendo que é atendência do mercado de hoje.

1.2 Objetivo

Este artigo pretende registrar a vantagem de gerenciar a frota (automóveis leves e pesados) dos correeios por uma empresa especializada nisso (vantagem e comparação entre tercerizar ou ter a própria frota)

1.3 Justificativa

Independente do transporte ser ou não a principal atividade do correios, sua gestão de forma eficiente, visando reduzir oscustos operacionais e contribuindo para a qualidade dos serviços postais, com certeza irá contribuir positivamente para o resultado final. A conclusao desse artigo servirá para mostrar que o correio pode economizar tempo, dinheiro e mão de obra e também uma gestão de frota mais eficaz.

.

2 Referencial Teórico.


2.1 Terceirização

Segundo GIOSA(1993,p.14)como”Um processo de gestãopelo qual se repassam algumas atividades para terceiros –com os quais se estabelece uma relação de parceria –Ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negocio em que atua”; considera-se tercerização de frota e tendência do mundo atual nos negócios onde fica focada no seu segmento principal. No Correio seria essencial, pois eles focariam especialmente em seu negócio...
tracking img