Artigo condutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Materiais Elétrico Condutores
Electrical Conductive Materials

André Antônio Anton
Matricula: 092420002
Professor: Sidinei Ghissoni
Engenharia Elétrica
UNIPAMPA – Universidade Federal Do Pampa
andreantonioanton@bol.com.br



Abstract

The conductive materials are characterized by several magnitudes, among which include electrical conductivity or resistivity, temperaturecoefficient, conductivity thermal contact potential, mechanical behavior, etc. These quantities are important in proper choice of materials, since the same depends on whether they are capable of perform the functions assigned to it. The choice of the most suitable conducting material, that is not always related to more favorable electrical characteristics, but in another metal or an alloy which, eventhough less advantageously electrically satisfies the other conditions of use.

Introdução

Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos, e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores enrolamentos de máquinas elétricas e transformadores, etc. Por outro lado, em determinadas aplicações,também há interesse em materiais, normalmente ligas, de alta resistência, para fins de fabricação de resistências, aparelhos de calefação filamentos.
para lâmpadas incandescentes, etc.
Materiais que conduzem corrente elétrica com facilidade, características desejáveis para os materiais condutores como:
1- condutividade elétrica elevada;
2- Baixo custo;
3- Boa resistividademecânica;
4- Boa resistência à oxidação;
5- Tolerância a altas temperaturas.
Materiais condutores sólidos mais utilizados na Engenharia Elétrica são metais e ligas metálicas.




Referencial Teórico

Quando a temperatura em um material condutor é aumentada, as partículas vibram interferindo nos movimentos dos elétrons. Uma tal influência causa perdas nos deslocamentos doselétrons e, consequentemente, aquecimento do corpo condutor. Traçando-se a curva característica temperatura-resistência.
A condutividade térmica de metais e ligas também é de extrema importância pois ela demonstra a capacidade do material de liberar para o ambiente o aquecimento causado pelas perdas. A distribuição uniforme de corrente através da seção de um condutor existe apenas para a correntecontínua.
Com o aumento da frequência acontece uma distribuição não-uniforme de corrente, fenômeno este chamado de “efeito pelicular”, pois em um condutor circular a densidade de corrente geralmente aumenta do interior em direção a superfície.

Resistência de contato nos metais

Quando se aplica uma peça metálica sobre outra, com objetivo de contato elétrico, estas ficam naverdade separadas, qualquer que seja a pressão a que sejam submetidas, por uma distância relativamente grande, se comparada às dimensões do átomo.
Na verdade existem alguns pontos de contato perfeito e o resto dos pontos a distância da ordem de mm, de onde se entende a existência da resistência de contato.
A passagem de energia de uma peça a outra se dá por dois modos:
1- Através deuma zona de contato íntimo, ou de condução;
2- Através de uma zona de disjunção, onde o gradiente de potencial pode alcançar valores elevados, muito pouco inferiores a rigidez dielétrica do ar.
A partir do momento em que se apresentam ao mesmo tempo fenômenos condutores e disjuntivos nos contatos, não é possível aplicar a estes a lei de Ohm. Se chama de “resistência de contato”, no entanto,a relação entre a tensão nos bornes de um contato e a intensidade de corrente que o atravessa. Esta resistência não é constante e depende da pressão a que estão submetidas as peças (pressão de contato), da composição destas, da sua forma, da sua seção, do sentido e intensidade da corrente, etc.
A prata, o cobre, o bronze, o latão e o tungstênio dão bons contatos, a resistência dos...
tracking img