Karolzcosta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01) A filosofia do direito cumpre um papel de pensar aquilo que, em suas preocupações imediatistas, as ciências especializadas do direito não têm como prioridade conhecer. A importância da filosofiado direito está em questionar o tecnicismo do direito e as verdades jurídicas que são impostas pelo ordenamento, despertar o interesse pelo debate e a crítica de dogmas e pré-compreensões, criar aconsciência de que a lei, muitas vezes é imperfeita, é obra inacabada.

02) a) ( V )
b) ( )
c) ( V )
d) ( F )

03) Os sofistas, junto com Sócrates, foram responsáveispor deslocar o eixo das investigações filosóficas ocidentais. Até o advento dos sofistas, a especulação filosófica tinha por objeto os fatos naturais. * A partir da aparição desses "professores", osproblemas humanos político-práticos passaram a ser os objetos de contemplação dos pensadores. Pelas palavras de Bittar e Almeida [01]: "a ruptura com toda essa herança cultural, com toda essa tradiçãopré-socrática, somente se daria com o advento do movimento sofístico no século V a.C.".

04) Os sofistas notabilizaram-se como técnicos da palavra, mestres na arte da argumentação e do discurso. Ossofistas se depararam com o
antagonismo de Sócrates, o qual se empenhava em provar que os mesmos “nada sabem, apesar de se intitularem expertos em determinados assuntos e cobrarem pelos ensinos queproferem” ( BITTAR e ALMEIDA, 2005, p. 57). Para Sócrates, e em seguida para Platão bem como para Aristóteles, os sofistas são falsos sábios. Em decorrência dessa acusação a palavra sofista passa ater um sentido pejorativo significando aquele que pretende ser sábio, mas de fato não o é, sendo apenas versado em alguma técnica.

05) No campo do direito e da justiça, a sofística mobilizouconceitos no sentido de afastar todo tipo de ontologia ou mesmo todo tipo de metafísica ou mistificação em torno dos valores sociais. Nem as deusas da justiça, dão origem às leis humanas, mas somente os...
tracking img