Artigo cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE SOFTWARE - CMMI
Eder de Lima Viana ederdelima@hotmail.com
rosana_godinho@hotmail.com

RESUMO
Este artigo aborda sobre Modelo de Qualidade de Software CMMI (Capability Maturity Model Integration) contendo sua definição, características, objetivos e representação (contínua e por estágio). Além disso, faz uma apresentação das empresas brasileiras com a qualificação CMMI. Estemodelo é o mais recente modelo de maturidade para desenvolvimento de software do SEI (Software Engineering Institute - Carnegie Mellon University - EUA), um dos maiores influenciadores em gestão de processos de software em todo o mundo. Palavras-chave: Qualidade de Software; CMMI.

Rosana Silva Godinho

Silvânia Angélica Sousa Ribeiro silhebrom@hotmail.com

Vinicius Cesar Simon Lemosvinitirola1@hotmail.com

ABSTRACT
This article focuses on Software Quality Model CMMI (Capability Maturity Model Integration) containing its definition, characteristics, objectives and representation (continuous and stage). Also, makes a presentation of Brazilian companies with CMMI qualification. This model is the latest maturity model for software development of the SEI (Software Engineering Institute -Carnegie Mellon University - USA), one of the most influential in process management software worldwide. Keywords: Software Quality; CMMI.

1

2

Qualidade de Software - CMMI

1.

INTRODUÇÃO
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) modelo de qualidade de software mantido pelo SEI (Software Engineering Institute) foi criado com o objetivo de garantir a qualidade do produto. Com asua intensa utilização de software em diversas áreas, inúmeros programas vêm sendo desenvolvidos para atender essa demanda de programas sem a qualidade necessária para que este produto dure. Resultando na melhora contínua de processos que fortaleçam as organizações e as tornem mais competitivas. Atualmente com a intensa utilização de software nas mais diversas áreas, inúmeros software têm sidodesenvolvidos para atender essa demanda. Contudo, muitos deles não são produzidos seguindo uma norma. Uma vez que seus fabricantes estão focados apenas em satisfazer as necessidades iniciais do cliente, negligenciando aspectos de manutenção e durabilidade. Isso gera preocupações consideráveis quanto à qualidade desses produtos. Pensando nisso, foram criados os Modelos de Qualidade de Software que temcomo objetivo garantir a qualidade do produto através da definição e normalização de processos de desenvolvimento. Dentre esses modelos foram criado o CMMI (Capability Maturity Model Integration), desenvolvido em 2002 pelo SEI (Software Engineering Institute), que é um dos maiores influenciadores em gestão de processos de software em todo o mundo. O CMMI é uma evolução do CMM (Capability ModelIntegration) que tenta suprir problemas de integração deste. Para atender aos diversos setores da indústria de software o SEI (Software Engineering Institute) divulgou diversos documentos derivados do CMM tais como: Engenharia de Sistemas (SE-CMM), Aquisição de Software (SA - CMM) e Gestão de Recursos Humanos de Empresas de Software (P - CMM). Com o intuito de unificar estes e outros modelosbaseados no CMM, o SEI desenvolveu o CMMI. Neste artigo, será apresentado o Modelo de Qualidade de Software CMMI. Na seção 2, será discutido sobre Qualidade de Software, contendo sua definição. Na seção 3 será abordado sobre o modelo CMMI contendo sua definição e característica. Na seção 4 são apresentadas as empresas brasileiras qualificadas de acordo com o CMMI.

3

2.

QUALIDADE DE SOFTWARE
Aqualidade de software é a área da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Dentre as normatizações podemos citar o modelo de qualidade de software: CMMI (Capability Maturity Model Integration) que surgiu da junção de várias avaliações CMM, englobando as áreas de software, hardware, recursos humanos e...
tracking img