Cmmi e mps.br

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPARAÇÃO ENTRE OS MODELOS CMMi e MPS.BR
Elaborado por Álvaro G. de Oliveira, estudante do
8º. Semestre do curso de Sistemas
de Informação da UNIC Floriano
Peixoto, Rondonópolis – MT.
alvaro.perito@outlook.com

RESUMO
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar dois modelos de qualidade com características semelhantes e algumas distinções. Serão tratados assuntosrelacionados ao modelo CMMi e MPS.BR, pois são modelos muito utilizados por diversas empresas de todo mundo.

ABSTRACT
This work was done with the aim of presenting two models with similar quality and some distinctions. Will be dealt with issues related to the CMMi model and MPS.BR because models are widely used by many companies around the world.

1. INTRODUÇÃO
O conceito da qualidade tem hojeimportância fundamental para alavancar a competitividade das empresas. Atualmente, a preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um pré-requisito básico para participação no mercado. No setor de software não é diferente. A disseminação do uso do software em todas as áreas, envolvendo monitoração, controle e gestão de funções críticas, tem aumentado consideravelmentea importância da qualidade de software.
Qualidade hoje em dia não é apenas um diferencial de mercado para a empresa conseguir vender e lucrar mais, é um pré-requisito que a empresa deve conquistar para conseguir colocar seu produto no mercado global. Apesar da ideia de qualidade parecer aparentemente intuitiva, quando analisada com maior atenção, o conceito se revela um pouco mais complexo.
Namedida em que cresce a demanda por sistemas complexos, com grande responsabilidade no contexto das organizações, a qualidade desponta como um fator essencial no desenvolvimento de software, e cada vez mais há uma disposição de investimento nesta área. Entretanto, uma das primeiras dificuldades encontradas na definição e implantação de um programa de qualidade está em compreender o que, de fato,significa qualidade de software.
Como meio para ter acesso rápido e com qualidade as informações estratégicas, as empresas passam a investir cada vez mais em novas tecnologias e, em especial, no desenvolvimento de software que funcione como um meio facilitador na busca de informações, solucionador de problemas que impactem no crescimento de uma empresa, como um instrumento diferencial noatendimento das necessidades dos clientes ou como uma inovação que proporcione a criação de novas oportunidades de mercado.
Visando apoiar um maior entendimento a respeito do assunto, este artigo apresenta o conceito de qualidade de software, abordando aspectos como a importância dos requisitos neste processo assim como uma visão comparativa sobre dois modelos de qualidade adotados no Brasil e que tem sedestacado de formas distintas, o CMMi – Capability Maturity Model Integration – e o MPS.BR – Melhoria do Processo de Software Brasileiro. Serão apresentadas as suas principais características, destacando as vantagens e desvantagens da adoção de cada processo.

2. O MODELO CMM CMMi
A norma internacional ISO/IEC 9126, publicada em 1991 e que na versão brasileira de Agosto de 1996 recebeu o númeroNBR 13596, define qualidade de software como.
O CMMi é um modelo de maturidade para desenvolvimento de software do SEI (Software Engineering Institute – Carnegie Mellon University – EUA), originalmente criado a partir da junção de diversas avaliações CMM. O CMM foi desenvolvido para atender a solicitação do departamento de defesa dos Estados Unidos. Desenvolvido por engenheiros, tem comoprincipal objetivo ser um modelo de referencia para a qualidade de processo na produção de software.
O modelo de qualidade CMMi surgiu da junção de várias avaliações CMM, englobando as áreas de software, hardware, recursos humanos e processos. A proposta foi unificá-las em um único modelo com o propósito de classificar a maturidade das organizações no processo de desenvolvimento de software.
Por ser...
tracking img