Aplicabilidade do cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicabilidade do CMMI
Allan Liebel, Caio Almeida, Diogo Maschio, Guilherme Candil

Instituto Superior Tupy – Sociedade Educacional de Santa Catarina Campus Marquês de Olinda – Santa Catarina – SC – Brasil

Abstract. This article talks about the CMMI organizations applied and their advantages and disadvantages, such as plaster of processes, and effectively increase the productivity ofbusiness processes. Also shows the breakdown by levels and forms of assessment, where the hierarchical levels define the maturity of the processes that have in the organization, this article also aims to show the different views that people who use or will use, think of this model and its view of its effectiveness.

Resumo. Este artigo trata do CMMI aplicado as organizações, e suas vantagens edesvantagens, como engessamento de processos, e aumento efetivo da produtividade dos processos das empresas.Também demonstra a divisão por níveis e esquemas de avaliação, em que os níveis hierárquicos definem a maturidade do processos que se tem na organização, este artigo também visa mostrar os diferentes pontos de vista que pessoas que utilizam ou irão utilizar, acham deste modelo e sua opinião de suaefetividade.

1. Introdução
CMMI, um modelo de referencia para processos de software, que vem sendo utilizado por grandes e médias empresas, pois a adaptação e implantação de um modelo deste tem um custo elevado. Este modelo visa a melhoria, controle e gestão de processos das organizações, para tal e necessário visualizar a aplicabilidade deste a sua organização, pois dependendo do porte etamanho do processo, ele tenha que ser aplicado de forma diferente. Através das diversas visões de usabilidade deste modelo é possível ver o quanto mais difícil será de implantá-lo devido as resistências que podem surgir pelos funcionários executivos e stakeholders das organizações.

2. O que e o CMMI?
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que dispõe de práticasGenéricas e ou Específicas, para desenvolver a maturidade do processo de software. Ele foi concebido pelo Software Engineering Institute o SEI, o CMMI é um aprimoramento do anterior CMM que foi adaptado para o processo de software.

A versão atual do CMMI (versão 1.2) apresenta três modelos:


CMMI for Development (voltado para a área de desenvolvimento) (CMMI-DEV) publicada em agosto de2006. Dirige-se ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços. CMMI for Acquisition (voltado para a área de aquisição e terceirização) (CMMIACQ) publicada em novembro de 2007. Dirige-se aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços. CMMI for Services (voltado para a área de serviços) (CMMI-SVC) publicada em fevereiro de 2009. Dirige-se aos processos de empresas prestadoras deserviços.





Ele e divido em cinco níveis de maturidade que são:
• • • • •

Nível 1: Executado (Definido) Nível 2: Gerenciado / Gerido Nível 3: Definido Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente Nível 5: Em otimização (ou Optimizado)

Fonte: http://www.mustang-technologies.com

Tais níveis são avaliados por entidades avaliadoras autorizadas pelo SEI, arealizar a classificação das organizações, a cada nível de maturidade atingido, o processo de software se torna mais conciso e maduro. Em que uma vez atingido o nível ele deve ser mantido em avaliações periódicas. Para conseguir avançar os níveis é necessário um investimento por parte das organizações em controle gestão e melhoria de processos, que podem ser auxiliadas por consultoria especializada.3. Aplicabilidade do CMMI
O CMMI tem sua aplicabilidade desenvolvida do setor de software, para a melhoria e maturidade do processo de software, ele tem como principal objetivo de mapear e modelar a maneira que os processos das organizações devem se comportar para que ele de certo, então de maneira as vezes generalista e em outras especialista e define as atitudes que se deve tomar para que...
tracking img