Clarificando um conceito e sentidos de cidade educadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Clarificando um conceito e sentidos de cidade educadora

José António da Silva Oliveira
2011


Definir a cidade como um amontoado de edifícios ou de pessoas, não é por certo a melhor forma de a definir. Como afirmam Braga e Carvalho em Cidade: Espaço da Cidadania “a diferença entre uma cidade e um povoado não é meramente quantitativa” , pois nela são importantes as pessoas, o queelas fazem e como o fazem. Nesta mesma linha situa-se Freitag para quem a cidade, mais do que um mero aglomerado de pessoas, representa “uma estrutura político-jurídica competente e uma vida cultural própria” . Esta estrutura político-jurídica da cidade é apoiada na organização social, na organização administrativa da cidade e na economia, factores que inter-relacionados permitem uma caracterizaçãoda cidade e influenciam o modelo de desenvolvimento desta.
Freitag aponta para cinco tipos de modelos de desenvolvimento das cidades contemporâneas , mas mais do que uma mera classificação os modelos permitem perceber que as cidades se podem definir pela sua funcionalidade em detrimento do número de habitantes e permite também reconhecer que, enquanto resultado de uma construção histórica,a cidade revela o modelo de organização social que a edificou.
Como sustenta Dias , uma cidade configura um espaço organizado capaz de “ (…) garantir oportunidades de trabalho e conforto a todas as minorias, a todos os grupos” e nesta perspectiva, assumo a cidade também como um sistema organizacional humano.
Porém, nas cidades actuais “são muitas as tensões que atravessam o urbanismo, asformas de viver e de se apropriar da cidade” , devido ao seu crescimento, dificultando o seu governo, “ (…) sobretudo em relações de “pertença”, quer de territórios, quer de pessoas e mesmo de instituições” e falar das relações de pertença do território é falar do espaço urbano.
Entendo que o espaço urbano se caracteriza pelos diferentes tipos de relações aos quais se associam diferentessentidos de pertença. Dito de outro modo, o espaço urbano reproduz a sociedade local e ganha complexidade com a coabitação dos dois tipos de público que nela interagem: um público originariamente urbano e familiarizado com os produtos citadinos (educacionais, culturais e outros) e um outro público resultante da ”chegada de sucessivas gerações de migrantes, quer nacionais quer estrangeiros, quetrazem consigo outras representações, ainda que difusas, de bem-estar e de objectivos de vida que se traduzem em comportamentos e relações diferenciados dos seus autóctones…” . Segundo José Viegas, este segundo grupo representam as minorias que se vêem
“…atraídas para a cidade, numa primeira fase pelas perspectivas de encontrar trabalho e rendimento ainda que precário, e numa segunda fase reforçadaspela protecção que a sua própria comunidade já instalada proporciona, (e que) atingem por vezes dimensões e concentrações espaciais que são geradoras de tensões, que se manifestam, quer por comportamentos agressivos em busca de rendimentos, quer em fases mais avançadas, por comportamentos defensivos do seu território face às regras da sociedade envolvente” .

Estamos neste caso na presença deum público tendencialmente pouco familiarizado com a oferta cultural e educacional da cidade e que por isso é remetido para situações claramente consideradas de exclusão sociocultural.
Esta realidade é observável nas configurações espaciais da política urbanística. Com efeito, a caracterização do espaço urbano através das lógicas funcional e residencial permite colocar em evidênciaespecializações funcionais no espaço público que resultam na estratificação dos espaços (ex. colocação de rede transportes públicos em bairros sociais e de equipamentos culturais em zonas próximas de bairros de classe média). Com a especialização dos espaços, o cidadão e/ou a cidadã vê-se obrigado/a a aumentar a sua capacidade de mobilidade para utilizar os diversos equipamentos que o meio urbano...
tracking img