Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
1.0 INTRODUÇÃO A estrutura organizacional é o processo de distribuição de autoridade, especificação de atividades em todos os níveis hierárquicos e delineamento do sistema de comunicação. A estrutura organizacional é um mecanismo que auxilia as pessoas dentro da organização a caminharem em busca do objetivo institucional. A estrutura é constituída de três componentesbásicos que se interrelacionam, conforme pode ser observado na figura 1.1.

COMUNICAÇÃO

Figura 1.1

1.1 Subsistema de Atividades É o resultado da alocação de tarefas entre os membros da organização, de maneira que cada indivíduo ou grupo de indivíduos seja responsável por uma parcela das atividades. Para seu delineamento três aspectos devem ser considerados: departamentalização; linha eassessoria; especialização do trabalho. Esses aspectos serão discutidos nos próximos itens.

1.2 Subsistema de Autoridade É o resultado da distribuição da autoridade (poder de decisão), pelos membros da organização. Neste subsistema três aspectos devem ser considerados: amplitude administrativa e níveis hierárquicos; delegação da autoridade; descentralização. Esses aspectos serão abordados nos itensseguintes.

AT

IV

ID

AD DE

AU TO RI DA

E

2

1.3 Subsistema de Comunicações A comunicação deve ser entendida como o processo através do qual uma mensagem é enviada por um emissor, através de um determinado canal e entendida por um receptor. Esse subsistema prevê através de quais canais será realizada a comunicação. É importante ressaltar que a comunicação envolve interaçõeshumanas onde aparecem questões de origem emocional. Estas questões podem agir como barreiras à comunicação. Quatro aspectos devem ser considerados neste subsistema: o que comunicar; como comunicar; quando comunicar; de quem para quem comunicar.

2.0 CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Alguns fatores têm influência direta no delineamento da estrutura organizacional e, portanto, devem serconsiderados. São denominados condicionantes organizacionais, uma vez que agem como condições de contorno na hora de se compor a estrutura. Esse condicionantes são descritos a seguir.

2.1 Diretrizes Organizacionais A estrutura organizacional deve estar adequada com as diretrizes organizacionais (negócio, visão, missão, objetivos e valores). Isto é fundamental para a garantia da eficiência e daeficácia da organização.

2.2 Natureza da Atividade e da Tecnologia A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com o tipo de atividade exercida pela organização (rotineira, inovativa etc.).

2.3 Ambiente Externo O ambiente externo deve ser compreendido como o conjunto de elementos externos a organização que a influenciam e são influenciados por ela. Quanto maior o dinamismo daorganização, maior a necessidade de estruturas flexíveis, isto é, passíveis de se adaptarem rapidamente às mudanças. Entre esses elementos, destaque deve ser dado a figura do cliente.

2.4 Ambiente Interno O ambiente interno deve ser compreendido como o conjunto de elementos internos a organização que a influenciam e são influenciados por ela. São fatores como disponibilidade de recursos, estruturaatual, dimensão da organização etc.

2.5 Fator Humano

3

A sintonia entre as pessoas e a estrutura é um requisito fundamental para o sucesso da organização. Torna-se, portanto, importante uma seleção criteriosa das pessoas e um delineamento adequado da estrutura para a obtenção dessa sintonia.

3.0 DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais,definidas segundo um dado critério, com vistas à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. Para se efetuar a departamentalização é necessário definir os critérios, decidir sobre a centralização e a descentralização das áreas de apoio e estabelecer a amplitude de supervisão. O produto final da departamentalização é denominado de organograma. Cabe ressaltar que não existe a...
tracking img