Artigo bam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BAM – Business Activity Monitoring Inteligência de Negócios em Tempo Real

1

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de Business Activity Monitoring (BAM) ou Monitoramento das Atividades de Negócio. Esta prática integra o conceito de Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processos de Negócio. É um conceito que visa realizar um monitoramento em real timede informações referentes aos processos de negócios de uma empresa e serve como base para tomada de decisões. Esse conceito se torna eficaz devido ao acompanhamento em real time das informações do processo de negócios.

Palavras Chaves

BAM, Processos de Negócio e Real Time.

2

Introdução

A necessidade de se obter informações corretas e com maior dinamismo é o desejo da maioria dasempresas. Tomadas de decisões nunca foram fáceis, quanto mais decisões que devem ser tomadas de forma rápida. Deste modo, um grande esforço é despendido nas atividades de monitoramento e análise de informações, porém, ainda que o levantamento seja realizado diariamente, sempre há uma diferença entre a informação coletada e a informação real, e essa diferença, ainda que pequena, pode comprometer osucesso do negócio. Partindo desta necessidade, alguns conceitos foram criados com o objetivo de diminuir essa “falha” na captação e análise das informações. O conceito de Business Intelligence (BI), que começou a surgir no início dos anos 70 e está se aprimorando até os tempos atuais, tornaram a tarefa de monitoramento de processos muito mais “amigável” para as empresas, ainda assim, o BITradicional, apresenta informações reais que se atualizam em intervalos de tempo pré-determinados. Nesta linha de raciocínio surge um conceito denominado BAM – Business Activity Monitoring, que promove monitoramento em tempo-real (ou quase temporeal), entregando o status e os resultados das mais diversas operações, processos e transações do negócio, de modo a prover informação e intervenção no níveloperacional.

2

3

Conceito de BAM

Business Activity Monitoring (BAM) é um conceito cunhado pela Gatner que visa agregar, analisar e apresentar informações de forma inteligente de forma que possa sustentar a tomada de decisões. Baseia-se em monitorar, em real time, os processos de negócios incluindo partes que antes eram esquecidas, como: ERP’s, CRM’s, SCM’s e B2B’s. A aplicação deste conceitopode trazer grandes ganhos à empresa, porém, para ser aplicado, é necessário que a empresa possua todos seus processos de trabalho bem monitorados para que as informações geradas reflitam a realidade da equipe de trabalho. Uma das principais características de BAM é a apresentação das informações em formato de dashboards (painéis de informação) que contém indicadores de performance de gestão, osconhecidos KPI (Key Performance Indicators, ou Indicador Chave de Performance). Os KPI’s além de oferecerem maior visibilidade sobre as atividades executadas e a performance dessas atividades, pauta a tomada de decisões rápidas, permitem um melhor planejamento de próximas atividades, ações a serem tomadas e podem ainda detectar e alertar sobre possíveis problemas. Existem várias ferramentas paraaplicação de BAM, ferramentas cujas funcionalidades são as das mais variadas e chegam a permitirem maior interação com o processo ou subsistema gerador de falhas. Esse tipo de funcionalidade permite que uma ação seja tomada em um tempo bem menor do que se o processo fosse monitorado tradicionalmente. Mas como dito anteriormente, é necessário um grande preparo por parte da empresa para que todos osprocessos e atividades sejam bem monitorados.

3.1

BAM X BI Tradicional

BI refere-se à tecnologia de TI que podem prover informações de como estão indo os negócios e ter o sentimento de como devemos melhorar para o amanhã. BI ajuda a analisar os dados históricos, identificar padrões, entender comportamento do consumidor, identificar oportunidades de aumento de receita, redução de custos....
tracking img