O nascimento da revista esprit de e. mounier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMMANUEL MOUNIER E A EXPERIÊNCIA

DA REVISTA “ESPRIT”

A ORIGEM DA FILOSOFIA PERSONALISTA[1]

de Paolo Cugini[2]

Resumo: O presente artigo tem como objetivo aprofundar a origem da reflexão personalista elaborada por Emmanuel Mounier nos anos Trinta do século passado. A atividade filosófica ecultural de Mounier iniciou com a fundação da revista Esprit. Por isso este trabalho tem como centro a analise dos documentos que atestam o nascimento desta revista, acompanhando assim os debates entre os amigos que se envolveram neste projeto cultural. Sendo que Esprit foi um projeto político e cultural que tentou respostas para os problemas do tempo, na primeira parte do artigo é apresentado, de formaresumida, o quadro histórico e político do tempo em que surgiu a revista . Depois de acompanhar os passos decisivos que deram origem ao projeto Esprit, através da analise dos principais documentos, na ultima parte do artigo é apresentada a revista na sua veste redacional, da forma que apareceu pela primeira vez nas bancas de Paris.

Palavras-chave: pessoa, crise, cultura, transformação,projeto.

Abstract: The present article has how purpose to deepen about the source of personalistic reflection organized by Emmanuel Mounier in the thirty years of past century. The philosophic and cultural activity of Mounier began with the opening Esprit Magazine. For that reason, this work has how center analyse of the documents that certificated the birth of this magazine, following so the debatesbetween Mounier’s friends that were involved in this cultural project. The Esprit went a politic and cultural project that tried answers about some problems that epoch. In first part this article is introduced a little summary the historic and politic panorama of period that appeared Esprit. After of following to keep pace decisives that gave life the magazine, through of analyse the principalsdocuments. In last part of article is introduced the magazine and its style staff to be exactly the same showed up the first time in the newsstands of Paris.

Key-words: personalistic, crisi cult, transformation, project.

Introdução
Numa época de crise como é a nossa, não é fácil encontrar uma referencia cultural que possa nortear o debate e, sobretudo, orientar propostas. Sempre na historiaencontramos periódicos momentos de crise que necessitam de um esforço, seja para entender os motivos da mesma crise, seja para apontar soluções. Nessa altura torna-se importante e enriquecedor confrontar-se com experiências culturais que, já no passado, enfrentaram momentos parecidos ao nosso para encontrar respostas plausíveis e, sobretudo, viáveis.
No panorama cultural contemporâneo é difícilencontrar uma revista que exerça uma influencia como aquela que exercitou Esprit na França dos anos trinta do século passado. A revista Esprit[3] foi ponto referencial por uma inteira geração de intelectuais que, em diferentes maneiras, buscavam solucionar a grande crise na qual tinha entrado o Ocidente. O organizador e protagonista da estruturação de Esprit foi Emanuel Mounier[4], filosofo francês,“pai” do personalismo filosófico[5]. A filosofia personalista nasceu, cresceu e se desenvolveu nas páginas da revista Esprit. As maiores e mais importantes obras de Emmanuel Mounier são de fato coletâneas de artigos publicados na revista. Este que estamos sinalizando é um dato de extrema importância, porque desvenda o conteúdo da filosofia personalista, que não nasceu nas cátedras universitárias,mas sim, no meio de debates políticos e culturais do tempo. Como veremos ao longo deste artigo, o esforço constante de Mounier foi de salvar o projeto cultural que se estava formando ao redor da revista Esprit, seja das tentativas extremas de monopolizar a revista para que se tornasse instrumento de um partido político de esquerda, seja dos desejos dos colaboradores universitários de fazer de...
tracking img