Conjuntura economica brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O comunitarismo cristão e suas influências na política brasileira – uma revisão bibliográfica sobre o comunitarismo católico no Brasil* (Christian Communitarianism and its influences on Brazilian politics - a bibliographical review of Catholic Communitarianism in Brazil)
Robson Sávio Reis Souza**

Resumo
Apresentaremos neste artigo uma breve discussão acerca das influências do comunitarismocristão na vida social e política brasileira. Trata-se de um ensaio exploratório. O objetivo é uma revisão bibliográfica sobre o tema. A partir daquilo que foi possível selecionar, tentamos elaborar algumas ideias, no sentido de apresentar, mesmo que sucintamente, tópicos que podem indicar a importância do comunitarismo cristão, tradição forte e influente não somente nas décadas de 1960 e 1970, masque, sobretudo no atual contexto político, ainda desempenha um papel central na sociedade brasileira. Recorte especial é a análise sobre as influências do comunitarismo nas ações da Igreja Católica, no Brasil. Assim, a Teologia da Libertação e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) derivariam do pensamento comunitarista. Por fim, o comunitarismo cristão é apresentado como uma reação aoneoliberalismo, por priorizar “o valor inelutável da dignidade e da transcendência humana e uma resistência insuperável a deixar engolfar o destino humano em uma lógica mercantil, de individualismo possessivo. Essa tradição, em grande medida identificada com as posições hoje encarnadas pela CNBB, é responsável por vastas experiências de solidariedade entre os pobres e oprimidos brasileiros”.Palavras-chave: Palavras-chave Comunitarismo cristão; Igreja Católica; Ação social; Política; Movimentos sociais.

*

Artigo recebido em 27 de dezembro de 2007 e aprovado para publicação em 25 de setembro 2008. Filósofo, professor da PUC Minas, onde atua no Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e no Núcleo de Direitos Humanos da Pró-reitoria de Extensão, e-mail: robson.savio@pucminas.br

**Horizonte, Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p.41-68, jun. 2008

41

Robson Sávio Reis Souza

O que é o comunitarismo?
Segundo o Groupe d’Etudes et de Recherches sur les Mondialisations,1 o comunitarismo
apresenta-se, historicamente, como teoria da vida social em torno da defesa do bem comum e de sujeitos arraigados na comunidade dentro da qual eles se socializaram. Esta teoria opunha-se à Teoria daJustiça desenvolvida por J. Rawls, no início dos anos 1970, que justificava o modo como o liberalismo se desenvolvia, defendendo a liberdade dos indivíduos contra as facções, os partidos políticos e as maiorias instituídas com a ajuda de uma concepção formal da justiça, preocupada em defender o acesso de todos a todas as funções sociais, abstraindo-se o contexto de justiça ou de injustiçacontingente no qual eles nascem e vivem. Colocando em evidência a redução da vida política a um jogo de forças que inspira essa visão liberal da justiça e as consequências de exclusão social que ela traz em si, a teoria comunitarista pretende restaurar uma capacidade dos indivíduos e dos grupos em julgar o estado de injustiça real no qual essa concepção liberal mergulha os indivíduos. Mais profundamente, ocomunitarismo não constitui apenas uma teoria alternativa ao liberalismo, ele partilha os a priori não explicitados deste e contenta-se em explicitá-los para obrigar este último a julgar o estado de coisas injusto que ele engendra. Assim, ele se reúne, diante do liberalismo generalizado que se costuma chamar de “mundialização”, ao que motiva os antimundialistas a se proporem como alternativa àmundialização.

Há que se observar, entretanto, que o termo “comunitarismo” aqui utilizado tem um significado que surge na América Latina, diferenciado da abordagem marcadamente norte-americana e europeia. Nesse sentido, seria um comunitarismo “mais sociológico”, baseado no personalismo comunitário de Mounier, no humanismo de Jacques Maritain e na doutrina social cristã, especialmente da Igreja...
tracking img