Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
Ressecção transuretral de próstata (também conhecido como RTUP ou RTU de próstata) é um procedimento cirúrgico urológico usado para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB).
Ahiperplasia benigna da próstata (HBP) ou hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40anos. Pode provocar estreitamento da uretra com dificuldade de micção.
É caracterizada por uma hiperplasia das células do estroma e do epitélio, resultando na formação de nódulos na região periuretral dapróstata. Quando suficientemente largos, os nódulos comprimem o canal uretral causando obstrução parcial, ou às vezes completa, da uretra, desta maneira interferindo no fluxo normal da urina. Issocausa sintomas de hesitância urinária, polaquiúria, aumento do risco de infecção do trato urinário e retenção urinária. Embora os níveis de antígeno prostático específico possam estar elevados nestespacientes devido ao volume maior do órgão e inflamação devido às infecções do trato urinário, a hiperplasia prostática benigna não é considerada uma lesão pré-maligna.

Trans – Operatorio
* A RTUda Próstata é realizada com o paciente em posição deitada sob raquianestesia ou peridural.
* Introduzimos um aparelho chamado ressector no interior da uretra e da bexiga, identificamos a obstruçãouretral causada pelo crescimento da próstata e realizamos a ressecção do tecido prostático obstrutivo.
* O controle do sangramento é realizado com cauterização com bisturi elétrico.
* Aofinal da cirurgia introduzimos uma sonda na bexiga para drenagem urinária e lavagem da bexiga com soro fisiológico. O paciente permanece internado por 2 ou 3 dias e tem alta hospitalar sem sonda na bexigaMedicações
Alfa-bloqueadores (antagonistas do receptor adrenérgico-α1) fornecem alivio dos sintomas da hiperplasia prostática benigna. As drogas disponíveis incluem doxazosina, terazosina,...
tracking img