Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Helaine Zilda Valentim Lino Atividade – A1D02

BIOGRAFIA DE VYGOTSKY

Vygotsky , nasceu em 5 de novembro de 1896.O mesmo recebeu o nome de Lev Sememynovich Vygotsky. Ele foi o segundo a nascer de uma família com 8 irmãos .Seus pais eram bem instruídos de uma comunidade judaica e seu paos tinha condições financeiras para proporcionaraos filhos excelente educação . A ele e a seus irmão nunca faltara nunca nada.Haja vista que Vygotsky recebeu sua instrução inicial com professores particulares.e, quando adolescente freqüentou as turmas mais adiantadas do Gymnasium colégio judeu particular da cidade onde morava ;Gomel.
Lev Vygotsky não era uit religioso, todavia afeiçoavam-se astradições judaicas, tanto o é que aprendeu a ler o Torá hebraico e interessava-se muito pela cultura e folclore judaico.
Observou de perto a perseguição do povo judeu pelo governo Czarista.Testemunhou de perto o retorno dos soldados judeus que forma enviados de volta a terra natal devido a um boato de que não eram confiáveis.Apesar te tudo que presenciou mantinha a vioda em ritmo normal.
Vygostsky sempre gostou muito de participar de assuntos que envolvesse o pensamento.Apreciava muito a filosofia de Hengel e analisava muito o papel do individuo na sociedade.Gostava de poesia e teatro.
Interessou-se pelapsicologia ao se deparar com o livro “Pensamento e linguagem”.
Após muitos “intempéries” , passou a interessar-se por literatura, tornando-se até um líder cultural de Gomel, terra onde nasceu.Ele precisava fazer algo para expandir seus conhecimentos e sair um pouco do lugarejo onde morava.Para tanto poderia optar por Direito ou Medicina, logo optou pordireito pois tal curso o permitiria a sair para fora de Gomel .Sendo que, Gomel era um assentamento onde judeus e seus descendentes não podiam sair para outros lugares exceto se fossem advogados.

ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DA VIDA DE VYGOTSKY:

1914 – Matriculou-se em medicina
1916 –Publicou quatro resenhas literárias
1917 – Forma-se em Direito e vai para para Moscou
O período compreendidoentre 1917 a 1924 , não há registros de obras ou trabalhos.
1924 –Publicou inúmeros trabalhos , apresenta-se casualmente no Congresso Parnusso de Psiconeurologia e é convidado para trabalhar no Instituto de psicologia em Moscou.
1925- Descobre-se com tuberculose, mesmo assim, inicia um período de intensas produções,conferencias e pesquisas direcionadas as crianças com deficiências visual eauditivas.
1927 – foi considerado o maior e melhor psicólogo do mundo;
1929 – Com base na obra Hamlet de Willian Shakespeare conclui sua tese “A psicologia da Arte”. Resolveu analisar essa obra sober o ponto de vista psicológico porque via nela,o enigma da natureza de Hamlet que tinha forças opostas concomitantes (hesitação e impulsividade; loucura e premeditação; dia e noite, enfim).
1932-prefaciou o livro “ A linguagem e o pensamento da criança”, de Piaget
1934 – aos 11 dias do mês de junho ,por tuberculose e com apenas 37 anos,falece Vygotsky.
1936- Josef Stalin acusa Vygostsky de idealista e proíbe a comercialização e a leitura de suas obras por 20 anos.

QUANTO A CULTURA E LINGUAGEM
Vygostsky era extremamente apaixonado pelacultura e pela linguagem,pois acredita que as relações humanas se perfazem por meio da cultura. Contudo demonstrou que o desenvolvimento intelectual somente se dá por meio da relação histórico-social, ou seja, o conhecimento do individuo acontece através das relações sociais estabelecidas entre as pessoas.A partir dessa teoria , ele acredita que a convivência social é fundamental para transformar o...
tracking img