Arthur schopenhauer - amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTHUR SCHOPENHAUER
Danzig, 22 de Fevereiro 1788 — Frankfurt, 21 de Setembro 1860) Filósofo alemão do século XIX.
Dentro da Filosofia o AMOR costumava ser um tema sob o qual a filosofia nãopronunciava, AMOR seria uma coisa muito complexa e sentimental.
Contudo houve um filósofo, Arthur Schopenhauer, que se preocupava com o amor, o via como uma de nossas preocupações centrais.
Em um camposabidamente pouco romântico, Schopenhauer é um filósofo que parece entender a intensidade do que sentimos quando nos apaixonamos. Ele pensava que estávamos certos em viver em função do amor, e quenão havia outra coisa mais importante. Nosso erro segundo ele era pensar que a felicidade tinha a ver com isso.
Schopenhauer viveu de 1788 a 1860, nasceu na cidade de Danzig, mas passou boa parte da suavida em Frankfurt. Seu pensamento é caracterizado por não se encaixar em nenhum dos grandes sistemas de sua época, porém, influenciou uma geração de filósofos. De origem alemã e personalidade forte,dizia ele que estávamos certos viver em função do amor “nada na vida é mais importante que o amor” dizia Schopenhauer “porque o que está em jogo é a sobrevivência da espécie”. Para ele nosso erro erapensar que a felicidade tinha a ver com isso.
Schopenhauer dizia que não devemos nos culpar tanto pelo estado de desespero e obsessão em que entramos se o amor fracassa. Criamos histórias de amorpara nós mesmos, imaginando que nos apaixonaremos por um parceiro que nos fará felizes. Mas Schopenhauer via isso de maneira diferente, para ele, nós nos submetemos a telefonemas ansiosos e jantarescaríssimos à luz de velas por uma única razão: o impulso biológico para perpetuar a espécie. Ele o chamava de “impulso de vida”.
O fundamental na tese de Schopenhauer é que o impulso de vida pode atuarde forma bastante inconsciente. Conscientemente as pessoas vão a bares e boates tomar um drinque e encontrar os amigos, mas inconscientemente, o que as move é a necessidade de se reproduzirem. Se...
tracking img