Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2º SEMINÁRIO VALORES ÉTICOS

TROY
OBJETIVO:

X

SCHOPENHAUER

O objetivo deste trabalho é mostrar de forma sucinta a relação do filme Tróia com o filosofo Schopernhauer. Para isto, serão definidos alguns conceitos simples de Amor, Honra, Deveres, Liberdade, Moral, Direitos entre outros assuntos, que serão dados exemplos e aplicações.

TROY
RESUMO:

X

SCHOPENHAUER

.Missãodiplomática .Páris – Helena – Tróia .Príamo e Heitor (amor) .Menelau – Agamémnon (poder)
. Aquíles e Pátroclo .Vão à guerra .Praia (religião) .Páris e Menelau

TROY
RESUMO:

X

SCHOPENHAUER

.Primeiro confronto – Heitor (razão) .Briseis e Aquíles .Tróia avança – Pátroclo .Heitor – Aquíles (honra)
.Primeiro confronto – Heitor (razão) .Briseis e Aquíles .Tróia avança – Pátroclo .Heitor –Aquíles (honra)

TROY
RESUMO:

X

SCHOPENHAUER

.Causador da guerra .Agamémnon

.Menelau morre ?

TROY

X

SCHOPENHAUER

MENSAGEM PRINCIPAL
.Troia é a fatalidade das guerras, em que nações
defendem seus direitos e territórios e guerreiros corajosos morrem por sua pátria, por suas famílias e por seus deuses. .Gregos e troianos entraram em guerra por honra e poder. Por isso, nofilme analisa-se que Presente de Grego é algo indesejado, uma falsidade. .Cavalo de Tróia passa a mensagem de ser sinônimo de traição por meio de infiltração e Calcanhar de Aquiles indica o ponto vulnerável, passa a mensagem de o lado fraco de qualquer indivíduo (físico, moral, emocional, intelectual) ou instituição.

TROY

X

SCHOPENHAUER

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
A Guerra de Tróiafoi um conflito bélico entre aqueus (um dos povos gregos que habitavam a Grécia Antiga) e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta guerra, que durou aproximadamente 10 anos, aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.

TROY

X

SCHOPENHAUER

BIOGRAFIA E BIBLIOGRAFIA DE ARTHUR SCHOPENHAUER
Nasceu em Danzig, na Polônia em 22 de fevereiro 1788, filho de um casamento sem amor. Quandoadolescente sempre se sentia meio abandonado, fruto da falta de amor e divergência com os pais.
Seus pais tentaram influenciar os rumos a serem tomados na sua vida profissional, incentivando-o a carreira de comerciante.

TROY

X

SCHOPENHAUER

BIOGRAFIA E BIBLIOGRAFIA DE ARTHUR SCHOPENHAUER
Iniciou-se os estudos de filosofia na Universidade de Berlim, após deixar o curso de medicina naUniversidade de Gottingen, dois anos depois, publicou o tratado "Sobre a Quádrupla Raiz do Princípio de Razão Suficiente". Nesse mesmo ano doutorou-se pela Universidade de Jena. Lecionou de 1820 à 1831. Aos trinta anos Arthur Schopenhauer publicou "O Mundo como Vontade e Representação" em 1819, obra que se tornaria fundamental no campo da filosofia moral. Porém seu livro Parerga e Paraliponemacuja obra fazia abordagens de vários assuntos era mais conhecido.

TROY

X

SCHOPENHAUER

BIOGRAFIA E BIBLIOGRAFIA DE ARTHUR SCHOPENHAUER
Foi um filosofo que introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã, ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo, pois para ele seria impossível distinguir sonho de realidade. Um fator que contribuiu para o insucesso do filosofo foiter a audácia de abrir sua filosofia aos pensamentos orientais, foi o primeiro pensador ocidental a agregar pensamentos do budismo e do hinduísmo em seus estudos. Outro tema polêmico levantado por ele é o sexo, em suas obras deixa claro que o amor é apenas um truque da natureza na tentativa de preservar a espécie humana.

TROY

X

SCHOPENHAUER

BIOGRAFIA E BIBLIOGRAFIA DE ARTHURSCHOPENHAUER
Uma epidemia de cólera, em 1831, levou Schopenhauer a Frankfurt. Em 1836, Schopenhauer escreveu "Sobre a Vontade na Natureza". Reservado, Schopenhauer passou a viver em isolamento, preferindo a companhia dos cães à companhia dos homens (não dando valor as relações humanas). O filósofo morreu em 1860, em Frankfurt, de ataque cardíaco.

TROY
AMOR:
TRÓIA:

X

SCHOPENHAUER

RELAÇÃO DO...
tracking img