Resumo a cultura da paz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA¹
Por:
Anatiele Santana Sousa²
Ludmila de Oliveira Silva
Kelly Jean Almeida de Lima Oliveira

Genézio Darci Boff, conhecido como Leonardo Boff, Doutor em Filosofia e Teologia pelaUniversidade de Monique, Alemanha, escritor de mais de 60 obras e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores. Fez história na defesa pelascausas sociais e debate questões de ordem ambiental. Viaja pelo Brasil dando palestras sobre os temas abordados em seus livros. Vive em Petrópolis (RJ).
Leonardo Boff inicia o texto apontando para ofato de que a cultura vivida pela humanidade é fundamentada pela violência. O desejo de poder, de dominação em qualquer esfera, caracteriza o modo vivido pela sociedade, inicialmente sem chance demudança, considerando que forças naturais em conjunto com a pressão social se movem estruturalmente para reforçar essa cultura de violência tornando difícil a sua superação. Nesse momento, Boff observaque, mesmo diante do poder dessas forças é indispensável estabelecer uma cultura de paz, do contrário, a vida humana seria levada à extinção. Afirma que o processo de superação dessa cultura é possívellevando em conta o fato que o ser humano é dotado de capacidade afetiva, solidária e amorosa, basta apenas que a sua essência seja resgatada e o sentimento de dever seja estabelecido como um projetode paz.
A cultura da paz é um tema que devemos ter em mente sempre, pois vivemos em nossos dias uma cultura onde se prega que para obter êxito em cada intento, não importa como, onde e nem por que.Onde ignorar, humilhar, odiar e até mesmo matar, são como detalhes que precisam ser realizados para que não atrapalhe a conquista do nosso objeto de desejo e a consequente concretização do que chamamosvitória. Uma cultura que nos expõe a uma violência devastadora e assombrosa. Tanto é que não percebemos tamanha desolação que o nosso corpo físico, intelectual e o emocional entendem ser um...
tracking img