Genero textual: resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O GÊNERO TEXTUAL RESUMO: LEITURA E PRODUÇÃO

Organização: Profª Franciele Orsatto
Disciplina: Redação e Expressão Oral em Jornalismo

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

1. Leia os resumos a seguir do artigo A cultura da paz de Leonardo Boff. Mesmo sem ainda ter lido o texto mencionado, assinale o resumo que acredita ser o melhorresumo escolar/acadêmico.

( ) Resumo 1
Ele diz que a cultura dominante se caracteriza pela vontade de dominação da natureza e do outro. É possível superar a violência? Freud diz que é impossível controlar o instinto de morte. Boff diz que a evolução humana sempre esteve regida pela violência. Em segundo lugar, a cultura patriarcal instalou a dominação da mulher pelo homem e que a lógicade nossa cultura é a competição. Veja-se, por exemplo, o número de atos de violência contra a mulher em São Paulo. Precisamos opor a cultura da paz à cultura da violência. Onde buscar as inspirações para a cultura da paz? Somos seres sociais e cooperativos, temos capacidades de afetividade. O homem pode intervir no processo de evolução. Desde os tempos de César Augusto, os filósofos acham que ocuidado é a essência do ser humano. Gandhi, Dom Hélder Câmara e Luther King são figuras que deram exemplo de comportamento humano. Eu acho que todos nós devemos lutar pela paz.

( ) Resumo 2
Leonardo Boff inicia o artigo “A cultura da paz” apontando o fato de que vivemos em uma cultura que se caracteriza fundamentalmente pela violência. Diante disso, o autor levanta a questão dapossibilidade de essa violência poder ser superada ou não. Inicialmente, ele apresenta argumentos que sustentam a tese de que seria impossível, pois as próprias características psicológicas humanas e um conjunto de forças naturais e sociais reforçariam essa cultura da violência, tornando difícil sua superação. Mas, mesmo reconhecendo o poder dessas forças, Boff considera que, nesse momento, é indispensávelestabelecermos uma cultura da paz contra a da violência, pois esta estaria nos levando à extinção da vida humana no planeta. Segundo o autor, seria possível construir essa cultura, pelo fato de que os seres humanos são providos de componentes genéticos que nos permitem sermos sociais, cooperativos, criadores e dotados de recursos para limitar a violência e de que a essência do ser humano seria ocuidado, definido pelo autor como sendo uma relação amorosa com a realidade, que poderia levar à superação da violência. A partir dessas constatações, o teólogo conclui, incitando-nos a despertar as potencialidades humanas para a paz, construindo a cultura da paz a partir de nós mesmos, tornando a paz como projeto pessoal e coletivo.

( ) Resumo 3
No artigo “A cultura da paz”, Leonardo Boffdefende a necessidade da construirmos a cultura da paz a partir de nós mesmos. O autor considera que é possível, uma vez que o homem é dotado de características genéticas especiais que lhe permitiriam vencer a violência.

2. Assinale as alternativas que justifiquem a escolha do melhor resumo dentre os três que foram dados.

a. ( ) correção gramatical e léxico adequado à situaçãoescolar/acadêmica;
b. ( ) seleção das informações consideradas importantes pelo leitor e autor do resumo;
c. ( ) seleção das informações colocadas como as mais importantes no texto original;
d. ( ) indicação de dados sobre o texto resumido, no mínimo autor e título;
e. ( ) o resumo permite que o professor avalie a compreensão do texto lido, incluindo a compreensão global, o desenvolvimento das ideais dotexto e a articulação entre elas;
f. ( ) apresentação das ideias principais do texto e se suas relações;
g. ( ) comentários pessoais misturados às idéias do texto;
h. ( ) menção ao autor do texto original em diferentes partes do resumo e de formas diferentes;
i. ( ) menção de diferentes ações do autor do texto original (o autor questiona, debate, explica...);
j. ( ) texto compreensível por si...
tracking img