Arthur feio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo fomentar a discussão com vista contribuir para o empoeiramento de conhecimentos dasociedade sobre os processos utilizados no aterro sanitário, além de nortear, de maneira clara, todos os envolvidos no processo de tratamento do lixo coletado, evitando as possíveis falhas capazes de comprometer a eficiência. Alguns governos vêm investindo recursos a fim de solucionar os principais problemas que atingem a população, tais como saúde, educação e saneamento visando melhorar aqualidade de vida dos cidadãos.
O objetivo principal é melhorar a disposição final do lixo. Para que isso ocorra, entre outros processos, tem sido aplicada uma técnica simples e eficiente: Implementação de aterros sanitários.
Embora simples, esta técnica necessita de alguns cuidados na parte operacional para que sua eficiência seja máxima. A operação incorreta do aterro pode conferir característicasindesejáveis como a de um lixão, trazendo sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente.

































I. CONCEITO


O Aterro Sanitário é um equipamento projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes de uma cidade para reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente. Atualmente é considerada uma das técnicasmais seguras e de mais baixo custo.
De preferência, um aterro deve possuir uma vida útil superior a 10 anos, prevendo ainda o seu monitoramento por alguns anos após seu fechamento. No processo de decomposição dos resíduos, ocorre a liberação de gases e líquidos poluentes, o que leva um projeto de aterro exigir cuidados como impermeabilização do solo, implementação de sistemas de drenagemeficazes... evitando uma possível contaminação da água, do solo e do ar.








1.1 VANTAGENS DO ATERRO SANITÁRIO

Auto suficiência como destinação final (não apresenta resíduos no final do seu processo).
Baixos custos (evita gastos posteriores com meio ambiente).
Controle (todas as etapas são acompanhadas por técnicos capacitados).
Reduz a formação de odores ruins (comparado aos lixões).Tenta impedir a presença de pragas urbanas.
Depois que a vida útil de um aterro termina, ele pode ser transformado em área verde.

Entre outros.


1.2 DIFERENÇA ENTRE ATERRO E LIXÃO

a)Recepção dos resíduos

ATERRO: Entrada restrita a veículos devidamente cadastrados, desde que contenham apenas resíduos permitidos para aquele aterro.
LIXÃO: Sem qualquer controle de entrada de veículose resíduos.

b)Controle de entrada

ATERRO: Pesagem, procedência, composição do lixo, horário de entrada e saída dos veículos.
LIXÃO: Não dispõe de controle de pesagem, horário, procedência...

c)Impermeabilização

ATERRO: Antes da utilização da célula, o local é devidamente impermeabilizado seguindo critérios que vão depender das características do solo e do clima.
LIXÃO: O lixo édepositado diretamente sobre a camada de solo, podendo provocar danos ao meio ambiente e à saúde.

d)Deposição

ATERRO: A deposição deve ser feita seguindo critérios técnicos definidos, tas como: resíduos dispostos em camadas compactadas, com espessuras controlada, frente de serviço reduzida, taludes com inclinaçao definida.
LIXÃO: Na maioria das vezes não há sequer um trator de esteira paraconformar o lixo.

e)Drenagem

ATERRO: Possui dispositivos para captação e drenagem do líquido resultante da decomposição dos resíduos, evitando a sua infiltração no local e o livre escoamento para os corpos receptores (rios, riachos...).
LIXÃO: Não possui dispositivos para drenagem interna, possibilitando maior infiltração do chorume na sua base ou o escoamento superficial sem qualquer...
tracking img