Ervas naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DA MESOPOTÂMIA

O texto é um resumo da aula sobre os povos Mesopotâmicos, da chegadas por volta de 8000 a.C. período em que o homem torna-se sedentário por causa da descoberta da agricultura. Foi a partir desse momento que surgem as primeiras aldeias e logo depois as cidades, as cidades eram fortificadas, com muralhas de defesa, e construídas em elevações, tanto por causa das cheiasquanto um lugar estratégico para se defender dos ataques. É sabido que para um exército atacar posições que fiquem acima das suas é mais complicado. As cidades nascem para armazenar as produções agrícolas, e como local de comércio.
Essas populações estacionadas passam a se organizar política, social e economicamente, além do desenvolvimento de religiões. Podemos dizer que essa região foi focoirradiador de cultura para varias outras. E portanto vamos encontrar traços culturais em outros povos.

História.

Os povos Mesopotâmicos.

Os registro arqueológicos apontam que a instalação das primeiras civilizações se deu na Mesopotâmia e não no Egito, os registro remontam a cerca de oito a sete mil anos a.C.


OS SUMÉRIOS povos que ocuparam a baixa mesopotâmia por volta de 3000a.C. Fundaram cidades-estado, as mais conhecidas que fazem parte de todos os livros didáticos de 5ª série são; Ur, Uruk, Eridu e Lagash. Cidades independentes, mas que lutaram entre si pelo domínio das outras, mas os dirigentes de Uruk teriam submetido as demais.


OS ACADIANOS, povos semitas[1] que mais ou menos na mesma época provenientes do deserto da Síria instalaram-se próximos às cidadessumérianas, próximo a Babilônia.
Sob o controle de Sargão submeteram os sumérios e formaram um império, que durou aproximadamente um século, quando foram dominados por povos do norte.


O PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO, Depois de lutas ininterruptas, as mesopotâmia conheceu a unidade no século XVIII a.C. O rei Hamurabi tomou a cidade da Babilônia e fez dela a capital de seu império, tornando-seum dos principais centros urbanos e políticos da Antigüidade. Durante seu governo foi elaborado um conjunto de leis. O código Hamurabi era composto por centena de leis, muitas delas baseadas nos costumes dos sumérios. Esse código era uma tentativa de organizar o direito numa sociedade dividida em homens livres e escravos. Os delitos e as punições eram definidos segundo a categoria social doacusado. A lei do Talião dizia que as punições deveriam ser idênticas ao delito cometido: “Olho por olho, dente por dente”.
Por volta do ano 1600 a.C. grandes migrações vindas principalmente do Leste (migrações de Indo-europeus em especial os hititas) e cassitas desestruturaram o império dando origem a reinos menores e rivais.

Alguns artigos do código Hamurabi como curiosidade e também paracomparar as diferenças sociais:
Art. 200 Se um homem arrancar o dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente.
Art. 201 Se ele arrancou um dente de um homem vulgar pagará um terço de uma mina de prata.
Art. 202 Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembléia com um chicote de couro de boi.
Art. 229 Se umpedreiro edificou uma casa para um homem, mas não a fortificou e a casa cair e matar o seu dono, esse pedreiro será morto.
Art. 230 Se causou a morte do filho do dono da casa, matarão o filho desse pedreiro.
Art. 231 Se causou morte ao escravo do dono da casa, ele dará ao dono da casa um escravo equivalente.



OS ASSÍRIOS, outro povo que se estabeleceu na alta Mesopotâmia (Norte), regiãochamada de Assur, por volta do ano 2500 a.C. Por muitos séculos os habitantes de Assur foram atacados por diversos povos, sendo obrigados a fugir para o alto das montanhas, Portanto desde cedo organizaram um forte Estado Militarizado. Inicialmente foram vassalos[2] dos sumérios, cujo poderio é liquidado pelas invasões elamitas e amoritas. Os assírios conquistam sua independência, lutam com os povos...
tracking img