Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PRÁTICA

TÉCNICAS EXPRESSIVAS EM PINTURA



CURSO: LICENCIATURA EM ARTES

DISCIPLINA: TÉCNICAS EXPRESSIVAS EM PINTURA

PROFESSOR: LIGIA ORTEGOSA

TÍTULO DO PROJETO: “O ENSINO DA PINTURA NO BRASIL DE HOJE”

ALUNOS: PAMELLA DE MAIO OLIVEIRA RA: 1066581

SONIVALDO ROBERTO NUNES RA: 1070525

DATA INÍCIO DO PROJETO: 19/10/2011

DATA TÉRMINO DO PROJETO:13/11/2011



1- DESCRIÇÃO DO PROJETO

Como podemos ver, no decorrer dos estudos de Técnicas Expressivas em Pintura tivemos contato com vários destes conceitos por meio de teorias e práticas. Agora é hora de analisarmos como os educadores trabalham a pintura em sala de aula e, também, em escolas de arte e ateliês.

Dessa forma, a proposta deste projeto de prática é que seja realizada umaobservação sobre as técnicas de pintura utilizadas nos planejamentos. Essa observação poderá ser feita em uma escola de Educação à Distância, em escolas de Nível Fundamental e Médio, ou, também, em escolas de arte, ateliês ou instituições de educação não formal (ONGs, centros culturais, museus entre outros).

Você deverá observar, a partir do estudo desta disciplina, de que maneira a pintura éensinada nas instituições escolhidas. Além disso, deverá analisar quais os materiais, os suportes e as tintas que são utilizados para a pintura, além das técnicas que são desenvolvidas. No caso da observação ser feita em escolas de Ensino Fundamental e Médio, atente-se para como as técnicas são utilizadas em sala de aula, se existe uma relação da pintura com outras disciplinas e se a faixa etáriainfluencia na escolha do material. Já para a observação de um curso realizado a distância, procure analisar como é possível ensinar a pintura e as suas técnicas.
Você deverá analisar, também, quais são as diferenças de ensino de pintura existentes entre duas ou três instituições pesquisadas.

2- PÚBLICOS ALVO

A prática deverá ser realizada com educadores e coordenadores pedagógicos do EnsinoFundamental I e II de escolas públicas e particulares, como, também, em ateliês, escolas de arte etc. Em suma, poderá ser realizada em qualquer lugar, onde a pintura pode ser ensinada por um artista, professor ou educador.

A nossa prática foi realizada em duas escolas públicas, com dois educadores do ensino fundamental.

3- OBJETIVOS

• Conhecer e compreender a pintura ensinada nos diasde hoje.
• Analisar qual a metodologia ensinada e quais as técnicas empregadas para a criação da pintura.
• Compreender o ensino da pintura no contexto da educação formal ou não formal.
• Analisar, sintetizar e justificar os dados de pesquisa.
• Adquirir subsídios para a futura atuação como educador.

Nosso objetivo neste trabalho foi conquistado conforme prevemos,conseguimos fazer nossa pesquisa direto em sala de aula e participamos juntamente com o professor, assim conhecendo e compreendo os modos da disciplina e como ela é ensinada hoje nas escolas, as técnicas que os professores usam hoje (a maioria dependendo do que a escola disponibiliza para que eles elaborem as aulas), levamos o ensinamento de hoje como aprendizado e demos sugestões também para um futuroensino de pintura melhor. Conseguimos também como nosso objetivo presenciar a realidade das aulas de pintura nos dias de hoje.

4- EQUIPE

Pamella de Maio Oliveira RA: 1066581

Sonivaldo Roberto Nunes RA: 1070525

5- CARGA HORÁRIA

15 dias de pesquisa e elaboração do projeto.



FASE 1- LEVANTAMENTO E SELEÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PARA A PESQUISA.

Pesquisamos e buscamos escolas que pudessenos receber de forma que nos ajudassem com uma aula presencial sem que atrapalhássemos ou causássemos algum tipo de constrangimento para os alunos. Sendo assim, conseguimos a colaboração de duas escolas públicas localizadas na zona leste de São Paulo, as duas em São Miguel Paulista.

ESCOLA 1- Escola Estadual De Primeiro Grau República de Honduras

Ensino Fundamental- 5º ano

Professora:...
tracking img