O para-raios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Engenharia São Paulo




O Para-Raios

Índice
Introdução...................................................................................................... 3
Raios............................................................................................................. 4
Para-raios BenjaminFranklin........................................................................ 5
Para-raios Gaiola de Faraday........................................................................ 6
Para-raios Dissipativo.................................................................................... 7
Curiosidades.................................................................................................. 8Conclusão...................................................................................................... 9
Referencias Bibliograficas.............................................................................. 10

Introdução

Com base no funcionamento e na utilização de para-raios, este trabalho apresenta os tipos de para-raios mais utilizados hoje em dia e também sua importância.

Raios
Para entendermos melhor opara-raios nós precisamos entender primeiro os relâmpagos; relâmpagos são descargas elétricas de alta intensidade que ocorrem na atmosfera. A maior parte delas ocorre dentro das nuvens e é vista por nós apenas como clarões. Porém, uma parte delas sai das nuvens e dirige-se para o solo, atingindo-o. A estas descargas damos o nome de raios. Se estas descargas acertarem alguém ou uma casa sempara-raios, essa pessoa poderá sofrer sérios danos e até morrer e na casa poderá queimar facilmente os eletrodomésticos, eletrônicos e etc.
Os raios procuram os pontos mais altos, porque é o menor caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.

Para-raios Benjamin Franklin
No dia 15 dejunho de 1752, em meio a uma tempestade, o norte-americano Benjamin Franklin (1706-1790) resolveu provar algumas de suas suposições científicas.
Benjamin Franklin usou um fio de metal para empinar uma pipa de papel. Este fio estava preso a uma chave, também de metal, manipulada por um fio de seda. Franklin soltou o “brinquedo” junto com o filho e observou que a carga elétrica dos raios descia pelodispositivo. Provou também que hastes de metal, quando em contato com a superfície terrestre poderiam servir como condutores elétricos, inventando assim, o para-raios.
Os para-raios são hastes metálicas ligadas por cabos condutores ao solo, colocadas nos telhados das residências de modo a criar um caminho por onde o raio possa passar em direção ao solo, sem causar danos.

No solo ele sedissipa. Embora os para-raios não protejam totalmente uma residência, o seu uso, nos últimos dois séculos, tem diminuído consideravelmente os acidentes provocados por raios.
Para-raios também são usados em barcos, torres de televisão e rádio e torres de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Para-raios Gaiola de Faraday
Em tempos, Michael Faraday, cientista que viveu no século XIX,desenvolveu uma proteção contra descargas atmosféricas, este dispositivo, nada mais é, do que um cubo feito de tela de fio condutor (arame, por exemplo).
Como um condutor, quando carregado, tende a espalhar suas cargas uniformemente por toda a sua superfície. Se esse condutor for uma esfera oca, por exemplo, as cargas irão se espalhar pela superfície externa, pois a repulsão entre as cargas fazem comque elas se mantenham o mais longe possível umas das outras. Os efeitos de campo elétrico criados no interior do condutor acabam se anulando, obtendo assim um campo elétrico nulo.
O mesmo acontece quando o condutor não está carregado, mas está em uma região que possui um campo elétrico causado por um agente externo. Seu interior fica livre da ação desse campo externo, fica blindado. Esse efeito...
tracking img