Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONTEXTO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Loide Maria de Jesus Escobar
Profª Patricia Fernandes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (Ped. 0471) Psicologia da Educação
13/07/12



RESUMO

ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE APRESENTAR O CONTEXTO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM NO BRASIL CONTEMPORÂNEO,MOSTRANDO QUE HOJE EM DIA AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NA SOCIEDADE E AS CONSEQÜENTES MUDANÇAS DAS FUNÇÕES SOCIAIS E SUAS INSTITUIÇÕES. ASSIM SÃO OBSERVADAS ALGUMAS DISCUSSÕES EM ASPECTOS QUE SE REFERE À PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ENFATIZANDO ENTÃO A REALIDADE BRASILEIRA E O PAPEL DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO.


Palavras-chave: Psicologia da Educação, educação contemporânea,transformações sociais, instituições.




1 INTRODUÇÃO

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em queenvolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e para as experiências que vivem. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social. A linguagem, além disso, irá integrar-se aopensamento, formando uma importante base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual.
A educação começa muito antes da vida escola, não estando a tarefa de ensinar apenas nas mãos dos professores.
A Psicologia da educação decorreu de estudos feitos por psicólogos no ambiente escolar, procurando identificar as múltiplas variáveis das quais o comportamento de ensinar/aprender éfunção. Entretanto, como salienta Travers (1972) , quando se faz um retrospecto histórico das contribuições da Psicologia para a Educação, verifica-se com certa surpresa, que muito pouca mudança pode ser atribuída ao trabalho direto de psicólogos na escola. .
Daí a importância de se buscar maximizar resultados, colocando a serviço da educação e do ensino o conjunto dos conhecimentos psicológicossobre as bases do desenvolvimento e da aprendizagem. Com eles, o professor estará em posição mais favorável para planejar a sua ação.
A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece.


2 PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


Nosso século testemunhou o aparecimentode três grandes conjuntos de teorias psicológicas que refletem a maneira pela quais os psicólogos vêem o papel da escola no desenvolvimento psicólogo das crianças. Um primeiro conjunto vê a escola como um local privilegiado para a aplicação de conhecimentos derivados de estudos e pesquisas realizadas fora do âmbito escolar. De acordo com essas concepções embora o desenvolvimento possa ocorrerfora da escola, pois o fundamental não e local, mas os princípios e sua correta aplicação, a escola em sua organização permite reunir muitas e diferentes crianças num mesmo espaço, possibilita avaliar a aplicação de princípios psicológicos a um grande numero de sujeitos. Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimentopsicológico, ou seja, o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-apredizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos.
Observando a realidade brasileira, vemos que há uma multiplicidade de elementos culturais e sociais que vão interferindo no modo de ser do homem contemporâneo, seja qual for sua faixa etária, situação...
tracking img