Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia é a ciência de todas as coisas por suas causas mais elevadas adquiridas à luz natural da razão. Entende-se por ciência, um conhecimento certo, estável, verdadeiro.
A Filosofia buscao princípio de tudo investigando seus efeitos.
É com os filósofos pré-socráticos que se inicia a Filosofia, pois eles sentem a necessidade de uma explicação racional dos acontecimentos do mundoe, não mais, uma explicação mitológica. A partir deste momento, tais filósofos passam a procurar o princípio de cada coisa, ou seja, sua Arkhé, explicando-as com a razão.
Um desses filósofos éAnaximandro, que instaura o Apeíron (o infinito ou ilimitado) como princípio de todas as coisas. Pois para que algo seja princípio, é necessário que seja inato e imperecível, posto que, do contrário,teria que ser explicado o princípio do princípio, e este deixaria de ser princípio. Assim sendo, o divino de Anaximandro não nasce nem morre como no mito, mas o que constitui o divino é exatamente aeternidade:
“Todas as coisas são ou princípio ou do princípio; e do infinito não há princípio, porque teria um limite. Ademais, como princípio, é ingênito e imperecível; pois o que é geradodeve ter um fim, e o fim é próprio de toda dissolução. Por isso, dizemos, dele não pode haver princípio, mas ele parece ser princípio das outras coisas, e parece envolvê-las todas e regê-las, como dizemtodos aqueles que não põem outras causas além do infinito [...].
E o infinito aparece como divino, porque é imortal e indestrutível, como dizem Anaximandro e grande parte dos fisiólogos.”1O Ápeiron, de Anaximandro, é princípio e realidade única, ingênito, indeterminado e origem de tudo. O Apeíron é a ordem do devir, mas seu movimento é caótico e é a causa de todas as coisas, pois estassão efeito do destacamento dos contrários:
“A origem das coisas que existem é o Apeíron. De onde as coisas tiram o seu nascimento, aí se cumpre a sua dissolução segundo a necessidade; de fato,...
tracking img