Arte moderna brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1048 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL FREI ORLANDO


SEMANA DE ARTE MODERNA
VANGUARDAS EUROPEIAS

MORADA NOVA DE MINAS
ABRIL/2013


SEMANA DE ARTE MODERNA
VANGUARDAS EUROPEIAS

Trabalho apresentado à disciplina Portuguesa da Escola Estadual Frei Orlando, solicitado pela professora Sílvia Antônio de Lima.

MORADA NOVA DE MINAS
ABRIL/2013
SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO............................................................................................. 04
2 - SEMANA DA ARTE MODERNA .............................................................. 05 E 06
3 – VANGUARDA EUROPEIA ........................................................................ 07 E 08
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................... 09
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................... 10

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo explicar como a Semana de Arte Moderna apresentou modificações consideráveis na literatura modernista; foi uma verdadeira revolução literária que estabelecia uma liberdade absoluta na arte. Um dos grandes objetivos deste evento foi situar a literatura brasileira na modernidade contemporânea.Isso só foi possível após um contato com as técnicas literárias e visões de mundo da vanguarda europeia, provenientes do futurismo, do dadaísmo, do expressionismo e do surrealismo.

2 - SEMANA DA ARTE MODERNA

A Semana da Arte Moderna foi realizada em fevereiro do ano de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, por iniciativa primeira de Graça Aranha, artista literário da época, juntamente comoutros escritores, artistas plásticos e músicos, dentre os quais: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Havia exposição de pinturas de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Vicente do Rego Monteiro e esculturas de Victor Brecheret , além das músicas de Villa- Lobos e Ernani Braga. 
Este movimento artístico propunha uma renovação da visão social e, portanto, também éconsiderado como uma manifestação política. Neste período a detenção do poder e da riqueza estava nas mãos das oligarquias rurais, substancialmente por causa da produção cafeeira. As cidades brasileiras, por outro lado, passavam por uma rápida transformação urbana, decorrente do processo de industrialização que começou com a I Guerra Mundial em meados do começo do século XX. Em paralelo, os imigranteseuropeus estavam substituindo a mão-de-obra escrava, logo após o advento da abolição. De outro lado, a massa operária estava sentindo-se injustiçada pelos baixos salários e carga horária elevada. O Brasil estava dividido entre o lado rural e o urbano.
Na literatura, em meio a esse turbilhão de acontecimentos sociais, a Semana da Arte Moderna surgiu como marco cultural de um novo movimentoliterário: o Modernismo.
 Os objetivos da Semana eram de trazer, primeiramente, a homogeneidade dos movimentos artísticos, bem como o de: ter o direito à pesquisa estética, reagir em desfavor do “helenismo” de Coelho Neto e do purismo de Rui Barbosa e da ruptura com o passado de natureza acadêmica, liberdade na escrita e expressão linguística, sem pudores de linguagem culta e de métricas rígidas.
Apósessa Semana, houve mudanças claras nas produções literárias: um rompimento com o academicismo literário e com a gramática normativa e a incorporação na poesia e na prosa da liberdade na expressão de ideias e nas formas (versos livres), da pontuação subjetiva ou ausência da mesma, da linguagem vulgar, do coloquialismo.



VANGUARDA EUROPEIA

As vanguardas europeias foram manifestaçõesartístico-literárias que passaram pelo Panorama da Literatura do Brasil e deixaram de certa forma, sua contribuição, no que podemos dizer ruptura da estética até então reinante no nosso país. De acordo com o que se vê por parte dos postulantes da Literatura, foi na Semana da Arte Moderna que essas “estéticas literárias” foram influenciando os pensamentos de alguns literatos brasileiros pela inovação...
tracking img