Teoria do pensamento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução do pensamento economico
Existe consenso de que a teoria econonica ,iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith Ariqueza das naçoes,em 1776.
A atividade economica do homem era trata como parte integranteda filosofia social, da moral e da etica .Os conceitos de troca, em Aristoteles,e preço justo em tomas de aquino, a condenação dos juros ou da urura,encontravam na justificativaem termos morais, nao existindo um estudo sistematico das relações economicas.
Na grecia antiga ,as primeiras referencias conhecidas de economia aparecem no trabalho de Aristoteles (384-322 a.C.),aparentemente foi quem cunhou o termo Economia. Nos seculos seguintes , até a época dos descobrimentos,encontramos poucos trabalhos de destaque mas que nao apresentam um padrão homogenio e estãopermeados de questões de justiça e moral. as ja citadas lei de usuras , moralidade de juros alos e o que deveria ser um lucro justo sao os exemplos mais conhecidos.
A partir do seculo XVI observamos o nascimento da primeira escola de economia : o mercantilismo. O mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma naçao. Continha alguns principios de como fomentar ocomercio exterior e entesourar riquezas.Considerava que o governo de um pais seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos com isso o mercantilismo acabou estimulandoguerras, exacerbou o nacionalismoe manteve a poderosa e constante presença do estado em assuntos economicos.
No seculo XVIII, uma escola de pensamentos francesa , a fisiocracia, elaborou algunstrabalhos importantes.Os fisiocratas sustentaram que a terra era a unica fonte de riquezae que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais , absolutas ,imutaveis e universais, desejadas pela providencia divina para a felicidade dos homens.Na verdade a fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo a fisiocracia sugeria que era desnecessaria a regulamentaçãogovernamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. A funçao do soberano era servir de intermediario para que as leis da natureza fossem cumpridas.
Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza(fisiocratas significa''regras da natureza'') em atividades economicas como a lavoura, a pesca e a mineraçao.Exigia-se que aspessoas empenhadas no comercio enas finanças fossem reduzidas ao menos numero possivel.
Adam smith (1723-1790) ,considerado o precursor da moderna teoria economica.Emsua visao harmonica do mundo real ,smith acreditava que se deixasse atuar alivre concorrencia, uma ''mao invisivel'' levaria a sociedade à perfeição .Adam smith colocou que todos os agentes, em sua busca de lucra o maximo, acabampromovendo o bem-estar de toda a comunidade.seus argumentos baseavam-se na livre iniciativa,no laissez-faire. considerava que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano (a chamada Teroria do Valor-Trabalho), e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divição de trabalho,isto é, os trabalhadores deveriam se especializar em algumas tarefas. A aplicação desse principio promoveuum aumento da destreza pessoal economia de tempo e condições favoraveis para o aperfeiçoamento e invento de novas maquinas e tecnicas. A produtividade decorre da divisãode trabalho,é necessario os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas. Para smith, o papel do estado na economia deveria corresponder apenas à criação e manutençao de obras einstituições necessarias, mas não à intervenção nas leis de mercado e, consequntemente, na pratica economica.
David Ricardo (1772-1823), partiu das ideias de Smith ,desenvolveu alguns modelos economicos com grande potencia analitico,mostra como a acumulação de capital, acompanha de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda da terra, até que os rendimentos decrescentes diminuem de tal forma...
tracking img