Semana de arte moderna brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE MODERNA BRASILEIRA

Data: 01/04/2011
Redatores: Brenda Bremer, Camila Cartaxo e Júlia Souza
Série: 8ªA
Destinatário: Edmilson Lima/ Professor
Tema: Semana de arte moderna brasileira

Índice

1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Bibliografia de Anita Malfatti
5. Obras de Anita Malfatti

Introdução

Esse relatório fala sobre a semana da artemoderna brasileira, sua origem, alguns artistas e a biografia de Anita Malfatti e algumas de suas obras.

Desenvolvimento

A semana da arte moderna ocorreu em uma época cheia de preocupações políticas, culturais, econômicas e sociais. A Semana foi alvo de criticas e em parte ignorada, pois não foi bem entendida em sua época. O objetivo foi uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas,nacionalistas em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno..
Entre os pintores que participaram da Semana estavam Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Oswaldo Goeldi, John Graz, Zina Aita, Inácio daCosta Ferreira, João Fernando de Almeida Prado, Antônio Paim Vieira e Alberto Martins Ribeiro.
- Anita Malfatti
Em 1917, a jovem pintora Anita Malfatti realizava o que ficou conhecida como a primeira exposição modernista brasileira; com influencias do cubismo, expressionismo e futurismo. Ela recebeu muitas críticas de Monteiro Lobato.
- Di Cavalcanti
Ele realizou sua primeira mostraindividual em 1917, como desenhista. Em 1921 realizou sua primeira exposição de pinturas e em seguida presenciou a Semana de Arte Moderna. Após a Semana, Di Cavalcanti embarcou para a Europa onde se dedicou exclusivamente à pintura e onde sofreu muitas influências no trabalho. Retornando ao Brasil realizou nova mostra e uma exposição individual.
- Tarsila do Amaral
Ela foi uma das primeiras artistasbrasileiras a adotar tendências modernistas em seu trabalho também foi responsável pela criação de uma nova linguagem para a pintura brasileira. 
- Vicente do Rego Monteiro
Respondendo a um inquérito entre artistas, Vicente do Rego Monteiro teve como influências que mais o marcaram: o futurismo, o cubismo, a estampa japonesa, a arte negra, a escola de Paris, o nosso Barroco e, sobretudo aarte do nosso ameríndio da ilha de Marajó. Em 1917 realizou em Recife, sua primeira mostra individual; em 1920 e 1921, apresentou-se no Rio de Janeiro, em São Paulo e Recife. Em São Paulo entrou em contato com os artistas e intelectuais que desencadeariam a Semana de Arte Moderna, da qual participou com dez de pinturas.
- Oswaldo Goeldi
Matriculou-se, em 1917, no Liceu de Artes e Ofícios,em Genebra. No mesmo ano realizou sua primeira exposição individual em Berna, época em que conheceu a obra do austríaco Alfred Kubin, que se tornou seu mentor artístico. Em 1919 tornou-se ilustrador de revistas. A partir de 1923 dedicou-se intensamente à xilogravura e fez ilustrações para revistas, livros e periódicos. Sua carreira como professor começou em 1952 e, após três anos passoua ensinar xilogravura na Escola Nacional de Belas Artes. A obra de Goeldi já participou de mais de uma centena de exposições no Brasil, Argentina, França, Portugal, Suíça e Espanha.

Conclusão

Concluímos que os artistas aqui descritos foram muito importantes para a Arte Moderna brasileira, alguns tiveram maiores reconhecimentos do que outros, mas todos tiveram uma significante participação na Semana da ArteModerna brasileira.

Bibliografia de Anita Malfatti

Filha do engenheiro italiano Samuel Malfatti e de Betty Krug, Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo, dia 2 de dezembro de 1889, e morreu em São Paulo, dia 6 de novembro de 1964. Ela foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira.
A segunda filha do casal nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três...
tracking img