Arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMPERATURA

Para conceituar temperatura no dia-a-dia podemos utilizar uma noção intuitiva. O sentido do tato nos proporciona a mais simples noção de temperatura de um corpo, porém esse recursonão pode ser utilizado como medida precisa, pois depende de pessoa para pessoa e o estado em que esta se encontra anteriormente do toque. Um exemplo simples de se verificar isto, é refazendo aexperiência proposta por John Locke em 1690 : mergulhar a mão direita em água quente e a esquerda em água fria, e em seguida mergulhar as duas em água a uma temperatura intermediária, está mesma água vaiparecer estar mais fria para a mão direita e mais quente para mão esquerda. Comprovando a ineficácia da noção do tato para propósitos científicos.
Para que não dependa da nossa percepção fisiológica,recorremos a algumas grandezas físicas mensuráveis que variam quando a temperatura de um corpo varia, entre elas estão: o volume de um líquido, o comprimento de uma barra, a resistência elétrica de um fio,a pressão de um gás a volume constante ,entre outras.
Na física para conceituar temperatura, partimos do conceito de equilíbrio térmico, o qual caracteriza-se por dois corpos com temperaturasdistintas colocados em um recinto adiabático (recipientes que agem como isolante térmico) estes trocam calor entre si até que todos atinjam a mesma temperatura. Isto é fundamental para definir atemperatura, pois, conforme HALLIDAY 2007 “existe uma grandeza escalar chamada de temperatura, que é uma propriedade de todos os sistemas termodinâmicos em equilíbrio. Dois sistemas estão em equilíbrio térmicose e somente se as suas temperaturas são iguais’’.
Existem diversas maneiras de determinar a medição de uma temperatura, a essas medidas denominamos escalas de temperatura expressas abaixo:
*Escala Celsius

Criada em 1742, pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius, que adotou para o ponto de fusão do gelo o valor 0 (zero) e para o ponto de ebulição da água o valor 100 (cem) ;...
tracking img