Arte cisoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Arte Cisória:
Arte Cisória é o método de corte de carnes.
Sem esse método, as carnes eram apresentadas inteiras e eram desfeitas deuma forma rude para depois serem ingeridas. Com a Arte Cisória, todos os tipos de carnes, alimentos, são cortados de uma forma igual, para que possamser distribuídas pelas várias pessoas que no momento querem alimentar-se. É também uma maneira para que seja agradável ver os alimentos no prato.Quando começou em Portugal:
Foi contudo durante séculos, nas cortes reais e nas grandes casas, considerada uma arte destinada a ser executada por umnobre ou, em alternativa, o cumprimento deste ofício permitia ascender à nobreza. Foi um ofício da Casa Real, entregue a uma determinada família eque passava por tradição para o seu descendente. Em Portugal, essa função esteve na família dos Lobos, durante o reinado de D. João III, tendo sido D.Filipe Lobo, quarto filho do 2º Barão de Alvito o primeiro dos Lobos que exerceu o ofício de Trinchante-mor do Rei. Posteriormente e durante váriosséculos manteve-se na família Cunha. Um dos conjurados de 1640, D. António Álvares da Cunha, Senhor do Morgado de Tábua foi Trinchante de El-Rei D. JoãoIV e de D. Pedro II.

Como aplicar a Arte Cisória:
A faca de trinchar deve ter uma lâmina suficientemente longa para cortar o peito de avesgrandes ou partes laterais de peças grandes assadas em bonitas fatias, pelo que deve ultrapassar em cerca de 5 cm a carne de ambos os lados para cortar à...
tracking img