Saude publica e transporte de doentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A saúde publica e o direito para transporte de utentes

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta como tema a saúde publica e o transporte e pessoas doentes. O foco principal será a analise da politica, relacionada a seus serviços, com enfoque no seu desenvolvimento e dificuldades em especial em sua formação e consideração. Serão abordados seus princípios como promoção critérios, viabilidade,etc. Em relação a seu funcionamento mencionadas a participação dos cidadãos, executores e gestores desta politica, assim como sua fiscalização e órgão financiador.

1- Saúde Pública

Uma das mais citadas definições sobre saúde publica segundo Charles Amory (1920) diz:

É a arte e a ciência de prevenir a doença , prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mentalmediante os esforço organizado da comunidade, abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos principio de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnostico precoce e pronto tratamento de doenças, e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada individuo na sociedade um padrão de vida adequando a manutençãoda saúde.

A intervenção do Estado nos serviços de saúde no Brasil começou na época colonial, com vinda da família real portuguesa (1808), que determinou mudanças na administração publica inclusive na ara da saúde. A partir daí foi criada então a imperial academia de medicina, que servia como órgão consultivo do imperador Dom Pedro I, mas questões ligadas à saúde nacional. Neste mesmo períodosurgiu a junta da higiênica publica que não apresento resultados positivos na cidade da saúde da população, o que fez com que ela fosse procurar outros meios para lutar contra doenças e a morte. Ex: curandeiros. O pais ficou conhecido como um pais insalubre, pois a fase imperial encerrou-se sem que o Estado resolvesse os vários problemas de saúde da população. Até o inicio do século XX, uma pequenaparte da população tiveram acesso aos serviços de saúde, mas com desenvolvimento econômico devido a expansão das indústrias começam a serem desenvolvidas ações sanitárias. A partir dai a medicina se responsabilizou em garantir a melhoria da saúde como parte do projeto de desenvolvimento do país, assumindo assim o papel de guia d Estado Nesse contexto o Brasil voltou-se para o Estado e a prevençãodas doenças (conceitos europeus), o que deu origem a uma área cientifica conhecida como saúde pública. Na década de 30 com a formação dos ministérios da educação e da saúde publica ocorrido na era Vargas que foi de grande importância para saúde e comprometimento de Estado em preservar o bem estar sanitário da população.

Segundo Vargas

O dever de assistência publica está em assistir onecessitado te que ele se recupere a saúde, tenha readquirido as condições físicas que lhe permitam retornar a seus sustentos. Para isso, o estado deverá procurar organizações técnicas, dotadas de pessoal competente, numa palavra, prestar assistência dirigia e não se limitar ao auxílio individual (...).

No inicio do período da republica a saúde começou a ser mais valorizada e receber maisverba do governo estadual, o que deu origem a um sistema de saúde descentralizado, de acordo com a necessidade de cada região. Durante o governo Vargas o setor da saúde dos trabalhadores deu um grande passo devido a nova legislação, que possibilitou á assistência medica a muitos que antes ficavam a contar com a sorte. O governo investiu em campanhas de educação popular, criando serviços para educaçãoem saúde.

No na o de 1953 foi criado o plano SALTE ( saúde alimentação, transporte e energia) com alei numero 1920, e também o ministério da saúde, que tinha como objetivo atividades de caráter coletivo. Mesmo com todos esses avanços a saúde deixava a desejar, pois apenas os trabalhadores de carteira assinada dispunham desse serviço. A partir dai ouve vários segmentos criados como Plano...
tracking img