Arte bizantina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Bizantina



O termo “Arte Bizantina” compreende um período que vai aproximadamente do século V a.c ao século XV a.c, e diz respeito a expressão artística de cunho religioso do ImpérioBizantino, e que através de sua forte influência, se expandiu para além de suas fronteiras.
O Império romano a muito vinha apresentando não só problemas com bárbaros, mas também problemas internos,sendo estes de influência direta sob questões ligadas aos imperadores. Dessa forma, o império é dividido em duas partes, sendo uma dessas chamada de Império Romano do Oriente e tendo sua capital emBizâncio. Essa nova divisão foi força matriz de uma nova forma de expressão artística.
A arte bizantina traz consigo diversas influências devido a localização de Bizâncio, sendo essas romanas, gregas e dooriente. Tem sua primeira fase com o imperador Constantino e desse período só restam exemplos arquitetônicos, como por exemplo, a Basílica de São João de Latrão.
Seu apogeu ocorre durante o século Va.c, durante do governo do imperador Justiniano. Tal fase é chamada de Primeira Idade do Ouro, e foi caracterizada pela decoração naturalista e pode contar com maior elaboração de enfeites. Foidurante o governo de Justiniano que a Basílica de Santa Sofia foi erguida, e é considerado o maior edifício desse período artístico. Através de uma solução piramidal, possui uma alta cúpula que ésustentada por quatro enormes pilares, que juntos, formam grandes e majestosos arcos e sem a presença de tambor, o que torna a sua visão externa de forma quadrada. Para poder ampliar a perspectiva para alémdas colunas, que são adornadas com diversos tipos de mármore, as naves laterais voltam-se para o espaço central. A decoração de seu espaço interior, que se apresenta de forma muito simples, se contrapõetotalmente a riqueza do espaço interior.

[pic]

Tal basílica foi construída entre 532 e 537 a.c e destinava-se a ser a catedral de Constantinopla, e assim foi, exceto no período em que...
tracking img