Art deco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ART DECO

INTRODUÇÃO

Art déco foi um movimento popular internacional de design de 1925 até 1939, que afetou as artes decorativas, a arquitetura, design de interiores edesenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema.Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos (ecletismo) emovimentos do início do século XX, incluindo construtivismo, cubismo, modernismo, bauhaus, art nouveau e futurismo. O estilo deve o seu nome à Exposição Internacional de ArtesDecorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes), realizada em Paris, em 1925.

O art déco é marcado pelorigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto. Destaca-se o uso do concreto (betão) armado, dasesculturas com forma de animais, o uso dos tons de rosa e a geometrização das formas. Também pode-se destacar o uso do plástico como elemento estrutural e a pelúcia, muitoutilizada como forro para as paredes internas de grandes salões.

NO BRASIL

A arquitetura art déco está espalhada por todo o país, mas os principais acervos art déco brasileiroconcentram-se em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Há ainda importantes exemplos como Campo Grande (com a obra do arquiteto Frederico Urlass), Belo Horizonte ou Juiz de Fora(MG) (nos projetos do arquiteto Raphael Arcuri), Porto Alegre, na Avenida Farrapos, entre vários outros.

EXEMPLOS DE ART DECO


O Elevador Lacerda– Salvador Chrysler Building – Nova Iorque
Brasil – 1930 1928 - 1930
tracking img