Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO AMBIENTAL,CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO, MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação
permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária
articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental.
A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa apossibilidade
de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológico se sociais que sustentam as comunidades. A educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento ,desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educando. A educação ambiental propicia o aumento
de conhecimentos, mudança devalores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente.
À medida que se observa cada vez mais dificuldade de manter-se a qualidade
de vida nas cidades e regiões, é preciso fortalecer a importância de garantir padrões ambientais adequados e estimular uma crescente consciência ambiental, centrada no exercício dacidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.
A educação para a cidadania representa a possibilidade de
motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação
em potenciais fatores de dinamização da sociedade e de ampliação do controle
social da coisa pública, inclusivepelos setores menos mobilizados.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA PÚBLICA

A urgente transformação social de que trata a educação ambiental visa à superação das injustiças ambientais, da desigualdade social, da apropriação capitalista e funcionalista Da natureza e da própria humanidade. A educação ambiental trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quantopolítica. em específico, ao educar para a cidadania, pode construir a possibilidade da ação política, no sentido de contribuir para formar uma coletividade que é responsável pelo mundo que habita. O ambientalismo coloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim,resgatar a política é fundamental para que seestabeleça uma ética da sustentabilidade resultante das lutas ambientalistas. diversidade de produtos de qualidade, a mudança na matriz energética e de transporte,a relação das comunidades locais com o lixo produzido e compromissos pelos bens comuns

A educação ambiental, o papel do Estado e as políticas
Públicas

entender educação ambiental como política pública, é interessante iniciar com
ossignificados dessas palavras, contextualizá-lona história do ambientalismo, inserindo-o nas agendas dos governos, assim como seus desdobramentos nas áreas da educação formal e não formal.
o ambientalismo coloca nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades.

A educação ambiental nasce como um processo educativo queconduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social, a educação ambiental insere-senas políticas públicas do Estado brasileiro de ambas as formas, como crescimento horizontal (quantitativo) e vertical (qualitativo), pois enquanto no âmbito do MEC pode ser entendida como uma estratégia de incremento da educação pública, no do MMA é uma função de Estadototalmente nova. Uma política pública representa a organização da ação do Estado para a solução de um problema ou atendimento de uma demanda específica da sociedade.

No Ministério do Meio Ambiente
– MMA
o Ministério do Meio Ambiente tem se orientado para programas que vislumbrem a possibilidade do envolvimento de 100% da população brasileira.Reconhecendo os limites operacionais do Estado...
tracking img