Engeharia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Social e Segurança da Informação
Posted by Rafael Russo on quinta-feira, 4 novembro, 2010 | 0 comments
Atuar na área de segurança da informação é diferente de qualquer outra área de TI. No mundo da segurança da informação, identificamos e gerenciamos diversas ameaças algumas muito comuns nos dias atuais, outras nem tanto. Na atualidade as que causam mais desagrado aos profissionaisde segurança são: as redes sociais, programas de mensagens instantâneas, e-mails falsos, páginas clones de bancos, troca de arquivos na internet (músicas e filmes). Isso para não citar os novos funcionários que chegam a empresa acreditando que podem acessar qualquer coisa na internet, ou até mesmo ouvir música através do computador, trazendo consigo o vício de seu antigo emprego ou até mesmoenviar fotos pessoais usando o e-mail corporativo e o temido ato de instalar jogos no computador da empresa.

Mas meu amigo, não se assuste! Esta também é a função mais empolgante e desafiadora que existe dentro de uma empresa. Vou mostrar alguns desafios relacionados a segurança da informação:

Eu sei o que você faz no seu computador:
Em algum momento da sua vida, você pode acordar e perceber quetem um hacker convivendo com você. Pode ser a sua namorada, o seu marido, seus filhos, sua amante, sua irmã, um colega de trabalho ou até mesmo o seu chefe. A curiosidade, o ciúme ou a falta de confiança é quem desperta o instinto hacker dessas pessoas.
E esse instinto pode provocar uma instalação de um programa espião no seu computador pessoal ou corporativo. O programa espião pode monitorar osseus e-mails, as páginas visitadas e arquivos acessados, mensagens trocadas através do Messenger ou capturar a sua senha do Orkut, Facebook , Twitter e etc.

Então, você perceberá que deveria começar a fazer as coisas de forma diferente, o que significa deixar de conversar ou paquerar através do Messenger no ambiente de trabalho, anotar as suas senhas, não compartilhar o seu computador comoutras pessoas (alguém pode instalar um programa espião no seu computador), não clicar em links suspeitos (por exemplo, “você recebeu uma intimação. Clique aqui!” ) ou acessar páginas pornográficas que solicitam a instalação de algum tipo de programa.
É por isso que a área de segurança da informação evolui tão bem no Brasil. Essa estratégia do programa espião é capaz de conciliar as diferentespsicologias de uma série de pessoas, desde aquelas que têm ciúmes até aquelas pessoas que querem saber o que você está fazendo no seu computador corporativo.
Quais são as proteções na internet?
As pessoas sempre me perguntam o tempo todo: Como posso estar sempre protegido contra todas as ameaças existentes na internet ? A única resposta razoável a esta pergunta é que não existe 100% de segurançaefetiva. Os programas conhecidos como firewalls, antivírus e anti-spam passam uma falsa sensação de segurança.

Para complicar ainda mais a situação, é difícil identificar as novas armadilhas na internet. Os inúmeros ataques que surgem na internet evoluem mais rápido que as formas de proteção. E o “compre um antivírus e leve um anti-spam + firewall”, não irá proteger o seu computador contra aspáginas clones de instituições financeiras ou até mesmo dos programas espiões que são comercializados por pouco mais de 200 reais na internet.
O que posso dizer sobre os golpes na internet? Os ataques virtuais representam ameaças reais à economia, no sentido de serem realizados para obter recursos financeiros de forma indevida. Isso ocorre porque o dinheiro é, praticamente falando, eletrônico. O seudinheiro está guardado nos computadores do banco. Assim, algumas dicas ajudam a minimizar os riscos na internet.
Cuidado com as promoções na internet:
É comum os golpistas criarem páginas de comércio eletrônico para oferecerem iPhone ou TVs tela plana a um preço muito abaixo de mercado. O objetivo é roubar os dados do seu cartão de crédito e claro, não entregar a mercadoria. Escolha lojas...
tracking img