Art deco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola Edgar Albuquerque Graeff
Departamento de Artes e Arquitetura
Disciplina : Ensaio Crítico
Orientador : Gustavo Neiva

ART DÉCO


Goiânia, Junho de 2012

Sumário

--Introdução
--Art Déco
--ArtDéco no Brasil
--Art Déco no Estado de Goiás
--Ateneu Dom Bosco
--Anexos
--Bibliografia

ART DÉCO

O termo art déco se origina na contração do nome da exposição que, em Paris em 1925, marcou o auge do estilo(Exposição internacional de artes decorativas e industriais modernas), foi um movimento popular que afetou áreas como a as artesdecorativas , artes gráficas ,arquitetura, design de interiores, desenho industrial, artes visuais, moda e cinema.Este movimento foi de certa forma uma mistura de vários estilos e movimentos do início do século XX,incluindo construtivismo, cubismo,art noveau, modernismo e futurismo. A sua popularidade na Europa foi durante os picos dos loucos anos 20 e continuou fortemente nos EUA através dadécada de 30. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas , o art déco foi uma arte meramente decorativa.
Na Arquitetura o art déco chegou como uma proposta de reformulação de valores estéticos e é em determinado momento conhecido como arquitetura protomodernista ou arquitetura pré-moderna. Não possuía uma doutrina teórica como por exemplo no modernismosendo assim não foi considerado como um movimento. Seu desenvolvimento deu-se durante os anos de 1930,como apogeu na década de 1940 ,apresentando algumas manifestações na década de 50.
O art déco apresenta-se de início como um estilo luxuoso, destinado à burguesia enriquecida do pós-guerra, empregando materiais caros como jade, laca e marfim. Sem abri mão do requinte, os objetos tem decoraçãomoderna ,mesmo quando são feitos de bases simples como concreto (betão) e compensado de madeira ,ganham ornamentos de materiais nobres. Ao lado de objetos industrializados , há peças feitas artesanalmente em número limitado de cópias. No art déco não há a exigência da funcionalidade.
O déco liga-se na origem ao art nouveau. Derivado da tradição de arte aplicada que remete à Inglaterra e aoArts and Crafts Movement, o art nouveau explora as linhas sinuosas e assimétricas tendo como motivos fundamentais as formas vegetais e os ornamentos florais. O padrão decorativo art déco segue outra direção: predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato. Entre os motivos mais explorados estão os animais e as formas femininas. Na arquitetura o décorepresenta uma certa tendência de passagem entre a arquitetura produzida pelo estilo do ecletismo para o modernismo.Observa-se por exemplo, uma tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação,porém o déco mantém relação com o passado ,fazendo uso intenso da ornamentação e fazendo uso de materiais vernaculares e modernos para sua época.
É marcado pelo rigor geométrico epredominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar através da percepção o edifício mais alto. Os volumes arquitetônicos são marcados pelo escalonamento,pela transposição da ideia,aproximação das formas aerodinâmicas, outra característica desse estilo é a utilização do concreto armado,esculturas com formas de animais , o uso dos tons de rosa e a geometrização das formas ,além dautilização do plástico como elemento estrutural e a pelúcia, muito utilizada como forro para as paredes internas de grandes salões. Os artistas Déco punham em moda a estilização geométrica abstracta , as linhas em zig-zag, usavam ritmos lineares verticais para enfatizar a monumentalidade, ritmos lineares horizontais para sugerir dinamismo (do automóvel ou da vida cosmopolita).Combinando todas estas...
tracking img