Psicologia comunitaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O termo psicologia comunitária ainda é bastante novo e amplo, sendo, por isso mesmo, de difícil conceituação. O termo em si é ambíguo e varia de acordo com o referencial teóricoconsiderado e/ou a práxis do psicólogo que o define. “São comuns os termos “psicologia na comunidade” (Bender, 1978); “psicologia do desenvolvimento comunitário” (escovar, 1979); “ Saúde mental comunitária”(Berenger, 1982); “Psicologia comunitária/na comunidade(Bonfim, 1992); etc.
Rappaport (1977) afirma que a psicologia comunitária esta envolvida no clássico conflito entre psicologia do individuo epsicologia do grupo social, pois reúne em sua definição dois termos paradoxais entre si: psicologia, que se refere ao individuo e comunidade, que se refere ao grupo social. A psicologia comunitária surgecomo uma tentativa de resolver este paradoxo.
Koenig (1962), citando Maclver, define a comunidade não apenas em função do espaço comum, mas dos interesses compartilhados pelos seus membros.: “RobertM. maciver, em Society Its Estruture and Changes, entendeu a comunidade como um grupo de pessoas que vivem juntas, de modo que compartilham não só esse como aquele interesse particular, mas todo umconjunto de interesses bastante amplos e completos para incluir suas vidas”. (p.209)
Segundo Nisbet (1978, p, 255) define a comunidade em função do individuo humano em sua teia de relações sociais:”Aofalar em comunidade, refiro-me a algo muito mais amplo que a comunidade local”.
Sanchez e Wiesenfeld (1983) estabelece alguns critérios significativos para uma melhor definição de comunidade queestejam relacionados com a psicologia social, por contemplarem os principais aspectos da interação humana. “Podemos dizer que uma comunidade se caracteriza por:
A)ser um grupo de pessoas, não umagregado social, com determinado grau de interação social.
B) repartir interesse, sentimentos, crenças, atitudes.
C)residir em um território especifico; e possuir um determinado grau de organização....
tracking img