Arquiteturas de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

REDE DE COMPUTADORES
TECNOLOGIA ETHERNET

Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com

ARQUITETURA ISDN (Integrated Services Digital Network)

È uma arquitetura de linha telefônica digital que pode ser usada por aparelhos telefônicos, fax e modems digitais.

Nesse tipo de linha, não é possível conectar modems do padrãoV34 operando a 33.6 Kbps, modem padrão V90 operando a 56 Kbps, nem aparelhos telefônicos ou fax convencionais.
Estes equipamentos convencionais utilizam transmissão analógica para a comunicação de dados e por isso são incompatíveis com o meio de transmissão.

Tec. Redes

Redes Computadores

2

ARQUITETURA ISDN (Integrated Services Digital Network)

A linha ISDN é formada por um par defios de cobre, entretanto não é possível utilizar a mesma fiação já existente nas ruas para linhas ISDN.

Isto ocorre porque as linhas analógicas possuem ao longo da rede telefônica bobinas de carga, as quais impedem que sinais digitais sejam transmitidos.
Além disso, a distância entre o emissor e a central telefônica não pode ser longa por causa do nível de ruído. O intervalo dever ser entre 9.6e 16km de distância.

Tec. Redes

Redes Computadores

3

ISDN (Integrated Services Digital Network)
No ISDN o usuário tem à disposição dois links de 64 k, e tem a opção de conectar-se à Internet usando apenas um link, a 64 K, ficando com o telefone livre, ou conectar usando os dois links, a 128 K, mas ficar com a linha ocupada. Ao conectar-se à 128 K, também paga-se o dobro de pulsos, oque acaba saindo bem caro. Uma solução mais barata é o ADSL, onde paga-se apenas uma tarifa mensal por acesso ilimitado. Veja também: ADSL. Uma rede ISDN permite o tráfego simultâneo de voz e dados em velocidades de 64Kbps ou só de dados a 128Kbps. A assinatura é mais barata que os outros serviços de banda larga, mas a conexão se dá por meio da linha telefônica, com a cobrança de pulsos em dobrose forem usados os dois canais de 64Kbps
Tec. Redes Redes Computadores 4

ATM (ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE)
Histórico – ATM (Modo de Transferência Assíncrono)
No fim da década de 80 e início da década de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados com velocidades mais altas: • A evolução das redes e a transmissão para a tecnologia digital em meios elétricos, ópticos erádio; • A descentralização das redes e o uso de aplicações cliente / servidor; • A migração das interfaces de texto para interfaces gráficas; • O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário (PCs, estações de trabalho, terminais Unix, entre outros); • A demanda por protocolos mais confiáveis e com serviços mais abrangentes. A arquitetura ATM, ou Modo de Transferência Assíncrono,é uma tecnologia de rede considerada recente, que, contrariamente à ethernet, token ring, e FDDI, permite transferir simultaneamente numa mesma linha dados e voz.
Tec. Redes Redes Computadores 5

ATM (ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE)
A rede ATM é sempre representada por uma nuvem, já que ela não é uma simples conexão física entre 2 pontos distintos. A conexão entre esses pontos é feita através derotas ou canais virtuais (virtual path / channel) configurados com uma determinada banda. A alocação de banda física na rede é feita célula a célula, quando da transmissão dos dados (Telefonia)

Nuvem da Rede Telefônica

Tec. Redes

Redes Computadores

6

ATM (ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE) O ATM é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade usada para interligar redes locais,metropolitanas e de longa distância para aplicações de dados, voz, áudio, e vídeo. Basicamente a tecnologia ATM fornece um meio para enviar informações em modo assíncrono através de uma rede de dados, dividindo essas informações em pacotes de tamanho fixo denominados células (cells). Cada célula carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino. O ATM...
tracking img