Globalizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO

Lisz Vieira, em os (des) caminhos da globalização, coloca o termo globalização como um termo decorrente de várias interpretações; uns a compreendem como dimensão econômica dominante da interpretação mundial de mercados, outros a vêem como padronização e a estandardização das atitudes e comportamento em todo o mundo;pode ser vista também como processo total einescapável,ou ainda,como mera ideologia difundida pelo B.mundial e pelos países dominantes para servir aos interesses das empresas transacionais.Liszt aborda diversos temas em sua obra,porém,todos girando em torno dos (dês) caminhos da globalização,no sentido de globalização tortuosa e tormentosa que,ao mesmo tempo que aproxima as pessoas por meio de tecnologias que se renovam,minam como um todo. Aglobalização está na ordem do dia, uma palavra da moda que se transforma rapidamente em um tema, uma encantação mágica, uma senha capaz de abrir as portas de todos os mistérios presentes e futuros. Para alguns, a globalização é o que devemos fazer se quisermos ser felizes; para outros, é a causa da nossa infelicidade, para todos, porém, globalização é o destino irremediável do mundo, um processoirreversível; é também um processo que afeta a todos na mesma medida e da mesma maneira. Estamos sendo “globalizados” — e isso significa basicamente o mesmo para todos.
O processo de globalização é assimilado por alguns autores, como a ocidentalização do mundo efetuada pela era moderna com a expansão do capitalismo sob as formas coloniais, neocoloniais e imperialistas de dominação econômica epolítica.Para outros,é fenômeno recente,pelo menos em sua fase atual.
O fenômeno da globalização não é totalmente novo. Teve inicio na verdade no século XV, onde as trocas comerciais tiveram uma grande dimensão mundial. No decorrer dos séculos esse fenômeno foi sendo mais conhecido.
A Globalização surge devido à grande necessidade de o capitalismo formar uma “aldeia global” para que haja maioresmercados para os países centrais, ou seja, a partir do momento em que um acontecimento em determinada parte do mundo tem efeitos a uma escala global, os outros passam a segui-lo, tornando assim uma profunda interligação entre todas as regiões do globo como se fosse uma teia de dependências diversas, um mundo interligado com estreitas relações econômicas, políticas e sociais
Na segunda metade do séculoXX com o respaldo da II Guerra Mundial, a globalização ganha uma nova fama, com o surgimento de diversas formas de integração e a evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação, no qual teve impulso devido o baixo custo dos meios de transportes e de comunicação dos vários países. Porem foi só no final da década de 1980 que a palavra globalização passou a ser realmente utilizada,designando não apenas a mundialização da economia, mas também o intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial.
Devido essa fase da expansão capitalista, passa a ser possível realizar transações financeiras, expandir negócios com um capital mais baixo, procedimentos pelos quais eram tidos como restrito. A partir do momento que o mundo global permite facilidades para talexpansão, conseqüentemente, acontece o aumento da concorrência.
Podemos separar a globalização em 3 fases, sendo elas:
1. Primeira Fase da Globalização – dominada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) da economia-mundo européia, onde acontecia um solido comercio entre Europa, África e a America, onde a Europa era fornecedora de manufaturas, a África era vendedora de escravos e a Americaera exportadora de produtos coloniais. Eles procuravam uma vota marítima. Politicamente, se fez quase toda ela sob a égide das monarquias absolutistas pelas quais concentram enorme poder e mobilizam os recursos econômicos, militares e burocráticos, para manterem e expandirem seus impérios coloniais. A doutrina econômica foi o mercantilismo, adotado pela maioria das monarquias européias para...
tracking img