Cliam organizacional

13848 palavras 56 páginas
MOTIVAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

[pic]

A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. O comportamento humano sempre é motivado. Sempre há um motor funcionando, que movimenta o comportamento humano.

A motivação tem três propriedades:

Intensidade = força dos motivos
Tempo = permanência da motivação
Direção = objetivo do comportamento motivado

Motivos Internos e Externos

A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.

Motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidades das pessoas. Os motivos internos fazem cada pessoa ser capazes de realizar certas tarefas e não outras; valorizar certos comportamentos e menosprezar outros. São os impulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos, como os grupos ou a comunidade de que a pessoa faz parte.

Os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue. Os motivos externos satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representam recompensas desejadas. São motivos externos todas as recompensas ou punições oferecidas pelo ambiente, os padrões estabelecidos pelo grupo de colegas, os valores do meio social, as oportunidades de carreira e muitos outros componentes da situação de trabalho.

Todos esses motivos combinam-se de forma complexa para influenciar o desempenho.

No início do séc. XX - William McDougall - estudioso do comportamento chamava os motivos de instintos.

Os psicólogos utilizam os termos - motivo, necessidade, impulso e instinto - de maneiras específicas.

Todos estes termos são constructos (processos internos) hipotéticos que parecem explicar o comportamento, mas

Relacionados

  • Cliam organizacional
    13857 palavras | 56 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas