Cliam organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

[pic]

A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. O comportamento humano sempre é motivado. Sempre há um motor funcionando, que movimenta o comportamento humano.

Amotivação tem três propriedades:

Intensidade = força dos motivos
Tempo = permanência da motivação
Direção = objetivo do comportamento motivado

Motivos Internos e Externos

A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.

Motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores ehabilidades das pessoas. Os motivos internos fazem cada pessoa ser capazes de realizar certas tarefas e não outras; valorizar certos comportamentos e menosprezar outros. São os impulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos, como os grupos ou a comunidade de que a pessoa faz parte.

Os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente ofereceou objetivos que a pessoa persegue. Os motivos externos satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representam recompensas desejadas. São motivos externos todas as recompensas ou punições oferecidas pelo ambiente, os padrões estabelecidos pelo grupo de colegas, os valores do meio social, as oportunidades de carreira e muitos outros componentes da situação de trabalho.

Todosesses motivos combinam-se de forma complexa para influenciar o desempenho.

No início do séc. XX - William McDougall - estudioso do comportamento chamava os motivos de instintos.

Os psicólogos utilizam os termos - motivo, necessidade, impulso e instinto - de maneiras específicas.

Todos estes termos são constructos (processos internos) hipotéticos que parecem explicar o comportamento, masnão podem ser diretamente observados ou medidos.

Instintos > forças irracionais, compulsórias, herdadas, que dão forma a tudo o que as pessoas fazem, sentem, percebem e pensam.
Instintos - O termo é ocasionalmente usado para necessidades fisiológicas e para padrões de comportamento que parecem ser de origem principalmente hereditária.

Necessidades - deficiências que podem basear-se emrequisitos corporais ou aprendidos ou em combinação de ambos.

Necessidade - É uma força (que ainda não é ou não está) à busca de um objetivo ou alguma coisa que seja satisfatória.

Não podemos falar em necessidade de poder, se a pessoa não está movida (motivada) à procura desse objetivo, a fim de complementar um desejo, uma carência.

Só tem necessidade de pão o indivíduo que tem fome e o pãocompleta uma carência.
Motivo > é tudo aquilo que impulsiona a pessoa, a agir de determinada forma ou pelo menos da origem a um comportamento especifico.

Pode ser provocado por estímulo externo (proveniente do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais (sistema de cognição do indivíduo o que ele pensa, acredita e prevê).

Motivo ou Motivação - Refere-se a um estadointerno que resulta de uma necessidade e que ativa ou desperta comportamento usualmente dirigido ou cumprimento da necessidade ativante.

Os motivos que parecem ser estabelecidos por experiências são conhecidos simplesmente como motivos. Os que surgem para satisfazer necessidades fisiológicas são chamados de impulsos.

A resposta relativa à motivação é dada em termos de forças ativas eimpulsionadoras, traduzidas em palavras desejo e receio. O indivíduo deseja poder, status, receia a indiferença, as ameaças à sua auto-estima.

As pessoas são diferentes, as necessidades, os valores sociais, as capacidades são igualmente diferentes e variam conforme o tempo gerando diferentes comportamentos.

Apesar de todas essas diferenças, o processo que dinamiza o comportamento é...
tracking img