Arquitetura vernacular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA VERNACULAR - ADOBE

Arquitetura vernacular, são todos os tipos de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Desse modo,ela apresenta caráter local ou regional.

Um exemplo dessa arquitetura é o adobe, uma das mais antigas técnicas de construção utilizadas pelo homem e que utiliza de materiais e mão-de-obralocais.

O Adobe nada mais é que um bloco feito através de uma mistura de terra, areia e um estabilizante (geralmente uma palha), que é amassado com os pés, moldados através de uma forma (geralmentede madeira) e secado ao sol. Os blocos são assentados com barro e pode ser revestido ou não, mas sempre bem protegidos da chuva.

Além de ser um material tradicional e não passar pelo processo dequeima, como o bloco cerâmico, é ainda um material com grande eficiência energética e acústica.

[pic] [pic]

[pic]


A terra crua leva a vantagem de não consumir energia na suaprodução e ser de baixo custo. Além disso, ela possui bom isolamento térmico e acústico, é resistente a desastres naturais e ao fogo.

No Brasil a construção de adobe é comum em regiões de seca nonordeste, onde a população é mais pobre e não tem condições de comprar materiais de construção. Mas nem por isso ela é menos indicada, dizem alguns especialistas, já que o barro utilizado oferece asmesmas condições de qualidade e aparência que o uso de tijolos e blocos.

Nesse sentido, as características do adobe - tanto do ponto de vista físico, quanto do ponto de vista cultural etecnológico, por estar presente na nossa tradição vernacular - contribuem para que essa tecnologia possa resultar em uma arquitetura bioclimática bem adaptada e inserida, enfim, com potencialidades para um bomconforto ambiental.


Centro Universitário Módulo








ARQUITETURA VERNACULAR - ADOBE










Evandro Luis Silva Barros – 19952-4
Conforto térmico e eficiência...
tracking img