ARQUITETURA VERNACULAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ACADÊMICO: NATANAEL ROSA RAMOS
PROFESSORA: MARINA OTTE
DISCIPLINA: TEORIADA ARQUITETURA I - 2º SEMESTRE
DATA: 13/06/13


ARQUITETURA VERNACULAR

Denomina-se arquitetura vernacular, todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprioambiente em que a edificação é construída.
Comentarei 4 tipos de construções (casas) vernaculares.
Casa Açoriana – São construções de pé direito baixo, tijolos maciços feitos de barro cozido (geralmenteem olarias locais), telhas de barro (moldada nas coxas), ligas dos tijolos feitas com óleo de baleia, fundação de pedra, piso de madeira. Construções comuns no litoral catarinense. Oriunda deportugueses, porém, com o pé direito mais baixo, muitas vezes na altura de uma porta (2,10m). Arquitetura colonial.
Casa de Taipa, ou, Pau-a-pique - Uma técnica em que as paredes são armadas com madeira oubambu e preenchidas com barro e fibra. A matéria-prima consiste em trama de madeira ou bambu, cipó ou outro material para amarrar a trama, solo local, água e fibra vegetal, como capim ou palha. O sololocal e água são amassados com os pés e, depois de homogeneizados, são misturados à fibra e a massa é usada par preencher a trama. É utilizada para erguer parede estrutural ou como vedação.Arquitetura primitiva.
Palafitas - São palafitas sistemas construtivos usados em edificações localizadas em regiões alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. Aspalafitas são comuns em todos os continentes sendo que em áreas tropicais e equatoriais de alto índice de alagamentos. São construções sobre estacas de madeira muito utilizadas nas margens dos rios, naAmazônia, áreas do Pantanal. Arquitetura regional.
Favelas - são áreas degradadas de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infraestrutura e sem regularização...
tracking img