Arquitetura vernacular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA VERNACULAR
1 – O que é arquitetura vernacular?
Denomina-se arquitetura vernacular a todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que aedificação é construída. Desse modo, ela apresenta caráter local ou regional.
A cidade brasileira de Ouro Preto é um exemplo desse tipo de arquitetura, uma vez que foi erguida aproveitando as pedras desua região. Em outros locais ou regiões, ao longo da história, foram empregadas, também por exemplo, a madeira, as taipas de mão e de pilão, e o adobe, que aproveitam os recursos do próprio terreno paraerguer as edificações.
* Qual a relação com os materiais?
* Taipa de Pilão: é a técnica de construção com terra crua mais antiga, trazida ao Brasil pelos portugueses. Uma mistura feita comterra, areia ou argila, estabilizante, cal, baba de cupim sintética e cimento é apiloada (socada com pilão) em camadas dentro de uma fôrma tornando-se um bloco em forma de tijolo. No Brasil, estatécnica foi muito empregada na construção de casarões, mosteiros e igrejas há mais de 250 anos.
* Taipa de mão ou pau-a-pique: também conhecida como taipa de sopapo, taipa de sebe, barro armado,pau-a-pique, é uma técnica em que as paredes são armadas com madeira ou bambu e preenchidas com barro e fibra. A matéria-prima consiste em trama de madeira ou bambu, cipó ou outro material para amarrar atrama, solo local, água e fibra vegetal, como capim ou palha. O solo local e água são amassados com os pés e, depois de homogeneizados, são misturados à fibra e a massa é usada par preencher a trama. Éutilizada para erguer parede estrutural ou como vedação.
* Adobe: essa técnica consiste em moldar o tijolo cru em fôrmas de madeira, onde o bloco de terra é seco ao sol, sem que haja a queima domesmo. A mistura a ser moldada pode ser feita apenas com água e terra ou com o acréscimo de estabilizante e fibras naturais. Amassando com os pés, forma-se uma mistura plástica. Os tijolos de adobe...
tracking img