Arquitetura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ARQUITETURA ORGANIZACIONAL

A arquitetura de uma organização consiste em um modelo que pode ser usado para representar todo seu ciclo de vida. Esse modelo pode auxiliar no processo de planejamento e na análise da organização. Sem a arquitetura organizacional, gestores de uma organização andam às cegas no tocante às decisões de caráter fundamental (PERA, 2000).
Arquitetura organizacional éuma tecnologia radicalmente diferente, que propõe métodos inovadores aos negócios que estão obsoletos. “Construamos o futuro!” é o que diz a arquitetura organizacional, mas para isso será preciso romper com as práticas empresariais correntes, preparar-se para usufruir das várias vantagens, principalmente a aquisição de maior capacidade de lidar com os desafios de amanhã (CTI, 2000a). Comoconseqüência terá uma gestão fortemente direcionada a projetos, que será uma grande oportunidade para ter a tão desejada “organização do futuro”.
Os idealizadores da arquitetura organizacional (Nadler, Gerstein e Shaw 1994), a conceituam como um conjunto amplo de características organizacionais a ser considerado pelos gestores e executivos da alta administração. No contexto organizacional, revela Nadler,Gerstein e Shaw, aproveitam-se as seguintes premissas originárias da arquitetura física, como caminhos certos para a construção de organizações mais eficientes:

• O projeto deve ter utilidade;
• O projeto final deve proporcionar uma espécie de “moldura” onde a vida se realize, e não uma especificação do que ela deva ser;
• Os projetos concebidos devem estar à frente de suaépoca; e
• O projeto é fruto do trabalho de muitas pessoas.

Portanto a arquitetura organizacional busca também a modelagem do espaço da organização a fim de satisfazer necessidades e aspirações humanas.




1.2 OUTRAS CONTRIBUÇÕES A ARQUITETURA FISICA SÃO:

• Primado da finalidade: A forma deve sempre seguir a função;


• Adequação arquitetônica: O estilo arquitetônico deveser capaz de realizar a “visão do arquiteto”, assim como satisfazer às exigências da situação e às necessidades daqueles que vivem esse contexto;


• Materiais estruturais: Afirma que os arquitetos apenas usam materiais capazes de implementar a arquitetura desejada. É preciso haver adequação entre o novo material e o projeto que se quer construir;

• Disponibilidade das tecnologiascolaterais necessárias: Em arquitetura determinados conhecimentos são típicos de sua área de atuação. Na elaboração do projeto de suas organizações, precisam recorrer a tecnologias colaterais, pois a eficiência das organizações depende, diretamente, desses conhecimentos para realizarem funções básicas.

2. O MODELO DE CONGRUÊNCIA DE NADLER, GERSTEIN E SHAW COMO ESSÊNCIA DA ARQUITETURAORGANIZACIONAL

Nadler, Gerstein e Shaw (1994) ressaltam que duas perspectivas devem estar presentes nestes momentos:

a. O binômio arquitetura/estratégia:
Como a arquitetura dotada permitirá à organização realizar sua estratégia, de cunho prioritariamente mecanicista, entende a realidade organizacional como algo a criar valor para acionistas, cliente e a sociedade em geral.


b. O binômioarquitetura/cultura:
Como a arquitetura se harmonizará com os indivíduos que trabalham na organização. Constituem estruturas que visam satisfazer as necessidades, desejos e aspirações de muitas pessoas envolvidas com o seu cotidiano existencial.


Colocam também que a maioria dos gestores tende a enxergar suas organizações por um prisma formal, como modelos estáticos e estáveis, o que nãocorresponde à verdade. Uma nova verão das organizações como sistemas vem ganhando força no universo empresarial. Essa visão sistêmica é uma abordagem desenvolvida no plano das pesquisas e ensino há 43 anos. Foi aprimorada ao longo de todos esses anos e. hoje, já temos, uma nova concepção da gestão de processos que é, necessariamente, sistêmica.
Um sistema consiste em uma série de elementos...
tracking img