Lei de ohm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio grande
Engenharia Agroindustrial Industrias Alimenticias
CAMPUS – SAP

Determinação experimental da Lei de Ohm

1. Objetivo

O experimento tem como objetivoverificar a Lei de Ohm para um resistor ôhmico desconhecido, medindo a dependência da ddp em função da corrente aplicada, determinando o valor da resistência desconhecida.

2. IntroduçãoEm homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I). Quando essa lei se aplica a umdeterminado resistor, este se denomina resistor ôhmico ou linear. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:

[pic]

Onde V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão) medidaem Volts, R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms, I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères.

A resistência elétrica (R) decorre de colisões dos elétrons com outroselétrons e com os átomos do material pelo qual a corrente elétrica circula. Em um bom condutor, como é o caso do cobre, há pouca resistência á passagem da corrente elétrica, e em um mau condutor, casodo concreto, há bastante resistência à passagem da corrente. O dispositivo que em um circuito elétrico tem apenas a função de oferecer resistência à passagem da corrente elétrica é chamada deresistor e é representado por:

[pic]

Figura 1: Representação de um resistor

A resistência elétrica é uma propriedade importante de muitos dispositivos. O filamento de uma lâmpadaincandescente, por exemplo, nada mais é que um resistor que atinge uma alta temperatura com a passagem da corrente elétrica. Quando o que nos interessa é principalmente a resistência elétrica da lâmpada podemosrepresentála como um resistor (figura 2). Este é um exemplo de como o diagrama serve para representar o fenômeno em que estamos interessados e não a forma física da montagem.

[pic]

Figura 2:A...
tracking img