Arquitetura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA ORGANIZACIONAL

Arquitetura Organizacional consiste em uma visão muito abrangente do processo de construção ou reestruturação de uma organização, dos elementos dos sistemas sociais e de trabalho que formam uma empresa. Isto permite a criação de uma organização adequada ao meio em que concorrerá, harmônica, que visa o equilíbrio holístico entre os elementos materiais e não matérias,constituintes do projeto de criação, e com elevada plasticidade, frente as possibilidades mutantes do mercado concorrente.
A Arquitetura Organizacional pede emprestados, conceitos da arquitetura física, como forma de estruturar o processo de criação de organizações. Logo a definição de arquitetura em sua forma mais ampla se faz necessário.
Para os gregos arquitetura é uma estrutura que sedistingue do que é apenas prático, habitual, pela sua escala de finalidade. Segundo Janson (apud NADLER et al, 1994) é a “arte de modelar o espaço segundo as necessidades e aspirações humanas”. “A arquitetura limita o espaço para que possamos habitá-lo, criando estruturas em torno de nossas vidas” (RASMUSSEN, apud NADLER et al, 1994). Pode-se então definir arquitetura “como construção concebida com aintenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa“ (COSTA, apud NADLER et al, 1994).

Analogia entre as arquiteturas
A analogia entre a Arquitetura Física e Arquitetura Organizacional, se estabelece na função que ambas exercem, de transformadoras do meio, adequando-o asnecessidades da organização, valendo-se, para isto, de harmonia e elegância. Para o correto entendimento da Arquitetura Organizacional, alguns fatores essenciais, que caracterizam e diferenciam a Arquitetura Física, de outras ciências, são necessários, tais como:
• O primado da finalidade: o princípio que “a forma segue a função”. A forma de um projeto arquitetônico ou organizacional deve sempre seguira função ao qual ele se destina. Para a definição da forma adequada de uma organização é muito importante que reavaliem a finalidade estratégica e a missão básica.
• A adequação arquitetônica: ter um “estilo arquitetônico capaz de realizar a visão do arquiteto, satisfazer a exigência da situação e as necessidades das pessoas que vivem essa situação” (NADLER et al, 1994). Nas organizações épreciso a adequação entre modelagem dada à empresa e fatores como os planos dos executivos e gestores, os padrões culturais inerentes à organização, forças econômicas, políticas e sociais.
• O conceito de materiais estruturais: os arquitetos apenas usam materiais capazes de implementar a arquitetura deseja. Nas organizações, novos materiais, como a tecnologia da informação, propiciam novasarquiteturas até então inimagináveis. É preciso haver adequação entre o novo material e o projeto que se deseja construir.
• As tecnologias colaterais ou paralelas: para executar um projeto arquitetônico um arquiteto lança mão de saberes secundários, para concentrar-se nos saberes fundamentais do projeto. O mesmo ocorre com os executivos e gestores. Eles no decorrer da elaboração do projeto de suasorganizações, precisão recorrer a tecnologias colaterais, pois a eficiência das empresas depende, diretamente, desses conhecimentos para que se realizem funções básicas
Assim, a palavra arquitetura é extremamente adequada e pertinente ao termo Arquitetura Organizacional, pois: exprime a tendência de construção ou reestruturação, estimulando uma visão holística do projeto, possibilitando uma visãoabrangente dos elementos dos sistemas social e de trabalho, e a adaptando a organização a um meio competitivo, mutante, onde as velocidades das inovações crescem a cada dia.
A idéia de arquitetura incita a adequação entre organização e meio, propondo a harmonia entre os elementos constituintes do projeto, como pessoas, recursos materiais e informação, contribuindo com a necessidade de flexibilidade e...
tracking img